Dicas de como estudar para o concurso do INSS

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é uma das autarquias mais importantes do país em relação a manutenção do Regime Geral da Previdência Social e por essa razão necessita de uma equipe bem articulada para melhor atender a sociedade.

Suas centrais estão aumentando em todos os estados, fazendo com que o quadro de funcionários fiquem em falta, processo que gera milhares de oportunidades de emprego no mercado de concursos. Para quem deseja ser mais um profissional bem sucedido nessa área, é necessário ficar atento as informações sobre a abertura de editais desse órgão.

Os processos seletivos costumam recrutar mais de 4 mil pessoas para cargos que abrangem escolaridade de nível médio e superior. Todas as oportunidades são incríveis, principalmente porque seus vencimentos são bastante elevados (superiores à R$ 5.000,00 mil reais), além dos benefícios empregatícios.

A preparação com antecedência é um dos fatores primordiais para a aprovação e se você deseja ser mais um concursado do INSS, veja as dicas a seguir para começar a estudar o quanto antes!

 Antes de qualquer coisa, leia bem todo o edital para saber o que será cobrado.

Dicas de como estudar para o concurso do INSS
Rapaz lendo sua apostila.
(Foto: Reprodução)

 Faça um cronograma abordando a quantidade de horas que tem de estudo e as matérias que serão cobradas no certame.

 Concentre-se com mais intensidade nas matérias específicas do edital, elas possuem maiores pontuações e geralmente são mais difíceis, mas não deixe as demais de lado, revisando-as sempre que puder.

 Utilize fontes confiáveis de estudo, como apostilas de editoras renomadas, cursinhos com professores especializados na área de concursos, vídeo aulas com bons profissionais, etc.

 Imprima simulados, provas de concursos anteriores e listas de exercícios pela internet, promovendo um tira dúvidas de todas as questões, memorizando e aprendendo com mais concentração todos os conteúdos.

 Procure conhecer a banca examinadora, como suas provas são cobradas, quais as pegadinhas que costumam articular nas questões para desenvolver o erro do candidato, etc.

 Mantenha-se focado diariamente para que o ritmo de estudos não diminua e seu rendimento não caia.

 Descanse e se alimente bem para que o corpo esteja em excelentes condições de aprendizado, filtrando melhor o conteúdo.

 Converse com pessoas que já passaram no concurso ou que também estão estudando para ele. A troca de informações pode ser algo bastante rico, principalmente para quem já tem muitos anos de estudo.

 Leia bastante todas as provas antigas, para articular uma melhor e mais rápida interpretação textual de todas as perguntas.

 Faça resumos, quadros, esquemas e anotações para revisões, dessa maneira conseguirá anexar bem os conteúdos, sabendo diferencia-los nas questões que deixam grande parte dos candidatos na dúvida.

 Em relação as matérias de informática, tente sempre seguir os comandos em uma máquina conforme o assunto for abordado. Assim será mais difícil esquecer na hora da prova.

 Procure saber quais os temas de Direito Previdenciário, Constitucional e Administrativos são cobrados com mais frequência pela banca. Assim poupará tempo com o estudo de conteúdos não dinamizados.

Observação

Se o edital do concurso ainda não estiver liberado quando for começar a estudar, procure o do certame anterior para ter base das disciplinas abordadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.