Hábitos alimentares da população brasileira

Ao observar a saúde do brasileiro é possível ver que muitos não são saudáveis, a causa é que grande parte dos indivíduos não possuem bons hábitos de vida, pois fazem o uso de produtos nocivos para o organismo, além de serem sedentários e ter uma alimentação inadequada.

É lógico que, não é apenas estes fatores que ocasionam as doenças, mas eles estão interligados ao enfraquecimento do sistema imunológico. Segundo pesquisas realizadas pelo Ministério da Saúde com mais de 50 mil pessoas em 2010, o hábito alimentar do brasileiro vem se deteriorando cada vez mais.

Estima-se que o processo só não piorou ainda mais, porque muitas pessoas vem aderindo hábitos alimentares mais saudáveis e a realização de exercícios físicos regulares, para atingirem padrões de estética impostos pela sociedade, promovendo o emagrecimento, crescimento e a definição muscular.

Hábitos alimentares da população brasileira
Prato com  salada de folhas, legumes e frutos do mar, representando uma opção de uma boa refeição.
(Foto: Reprodução)

As principais enfermidades ligadas a má alimentação são a obesidade, gastrite, diabetes, hipertensão, colesterol alto e câncer. A grande razão apontada como a causadora do mal consumo de alimentos é a correria do dia-a-dia, ato que fazem eles preferirem por lanches rápidos, geralmente industrializados com altas taxas de açúcares, gorduras, frituras, etc.

Mesmo ingerindo frutas, verduras, legumes, oleaginosas e outros produtos completamente benéficos à saúde, grande parte da população brasileira faz um consumo consideravelmente pequeno desses alimentos, o que não favorece tanto o bom funcionamento do organismo.

Outros pontos a se destacar em relação aos maus hábitos alimentares, é o não fracionamento das refeições, porque muitos aderem aos longos jejuns, em seguida o consumo exagerado de alimentos (para tentar suprir a necessidade que o organismo possui por ter ficado tanto tempo sem comer) e petiscar, ou seja, ficar beliscando lanchinhos a todo momento.

Como melhorar?

A melhor maneira de evitar enfermidades, sentir-se bem e ter uma vida saudável em qualquer idade, é tendo práticas diárias saudáveis. Veja abaixo algumas dicas de bons hábitos que, ao serem praticadas, poderão ajudar consideravelmente no fortalecimento do seu sistema imunológico, melhorando ainda a sua estética corporal:

» Coma de 3 em 3 horas;

» Diminua a quantidade de alimentos em todas as refeições, pois tudo em exagero faz mal;

» Beba entre 2 à 3 litros de água diariamente, de preferência entre o intervalo das refeições;

» Coma devagar e mastigue bem os alimentos;

» Evite o consumo de gorduras, açúcares, frituras, produtos industrializados, altas taxas de sódio, temperos e sucos prontos;

» Aumente a ingestão de fibras, oleaginosas, alimentos integrais, proteínas, verduras, legumes e frutas;

» Opte por consumir carnes magras e não coma a pele do frango;

» Prefira preparar o alimentos de uma maneira saudável, ou seja, grelhado, assado ou cozido;

» Pratique exercícios físicos regularmente por cerca de 40 minutos. O tempo, os pesos e as repetições dos exercícios devem ser aumentados de acordo com a resistência física do praticante;

» Diminua o consumo alcoólico e evite ao máximo fumar;

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.