Energia eólica residencial preço e detalhes

A energia eólica é produzida pelo vento e mesmo sendo pouco utilizada é uma das fontes de energias limpas que podem ser encontradas no mundo. Ela é gerada através de grandes turbinas, chamadas de aerogeradores, com o formato parecido ao de um cata-vento, que são colocadas ao ar livre, em locais que tenham uma boa ventilação. O movimento das turbinas proporcionadas pelo vento é o que gera a energia.

Esse tipo de energia já vem sendo instalada em várias residências do Brasil e do mundo, gerando assim um menor custo nas contas de luz para os moradores. Esse investimento, por mais que seja um pouco caro, é uma boa escolha para uma economia posterior, para ajudar na preservação do meio ambiente e abastecer as casas quando houver queda do abastecimento energético.

Para construir uma estrutura de energia eólica em residências, é necessário que um projeto seja montado em relação a casa e aos geradores, onde o mesmo deve ser apresentado á um bom profissional para que este avalie, se as condições são ou não propícias. Existem no mercado algumas distribuidoras desse tipo de energia que realizam todas as etapas do processo, basta que o consumidor arque com todos os custos dos equipamentos e do novo medidor e energia.

Componentes do sistema eólico

Benefícios da energia eólica para residências
Representação da energia eólica residencial.
(Foto: Reprodução)

» Pás: devem ser colocadas em locais abertos e bem ventilados para que assim consigam se movimentar. O seu designe e estrutura influencia muito em seu desempenho. Se possível, opte pelas que possuem um dispositivo que as posiciona na direção do vento.

» Rotor: corresponde a parte da turbina que gira em torno de seu próprio eixo, fazendo assim a conversão da energia cinética, do vento, para a energia mecânica, proporcionando posteriormente o movimento do gerador energético.

» Baterias: são necessárias para armazenar a energia gerada pelas pás e pelo rotor.

» Rede pública: pode-se findar um acordo com os abastecedores de energia pública, para que assim a energia eólica das baterias sejam inseridas no consumo residencial;

» Consumo: toda a energia armazenada é contabilizada no medidor por kWh.

Preço

O preço desses serviços variam de acordo com as escolhas dos consumidores e o tamanho das residências. Estima-se que esse valor costuma ficar em média entre R$ 14.000,00 à R$ 50.000,00 mil reais em casas simples.

Dicas

» Caso queira adquirir esse tipo de instalação em sua residência por um preço mais acessível, procure um bom engenheiro e junto a ele e a alguns de seus funcionários, construa uma estrutura caseira.

» Uma das melhores marcas de aerogeradores é a Skystream Marine.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.