Como degustar charuto

A degustação de charutos é um ponto bastante discutido entre os seus apreciadores. Desde muito tempo existem etiquetas, normas e dicas sobre o assunto, para facilitar o entendimento de quem deseja consumir esse produto sofisticado. Isso porque o seu sabor possui glândulas gustativas que atingem os cinco sentidos do corpo humano, tal como o paladar, visão,  olfato, tato e até mesmo a audição.

Como escolher um bom charuto?

O primeiro passo para esse processo é ir até uma tabacaria e pedir indicações, informações sobre o produto aos vendedores. Dê preferencia, inicialmente, aos charutos suaves de primeira linha. Sinta a sua fragrância lentamente, apreciando assim o que mais lhe agrada.

Mulher escolhendo um charuto

Pegue o charuto de forma delicada para sentir a sua textura, a oleosidade de sua capa, visualize se ele se encontra muito seco ou úmido demais, assim saberá um pouco sobre a sua qualidade (com o tempo você irá pegar o hábito de realizar essa avaliação de forma prática e rápida).

Um bom charuto possui:

» As folhas externas brilhantes, sem nenhum tipo de danificações;

» Não pode ser muito seco;

» Aperte o charuto de forma delicada e veja se ele volta de maneira rápida para sua condição inicial;

» A sua caixa deve estar com uma tonalidade uniforme, sem nenhum tipo de mancha;

» Os charutos devem ter a mesma coloração;

» O seu formato deve ser uniforme dentro da embalagem ou caixa.

Como cortá-lo?

Existe uma pequena linha bem na pontinha do charuto e é nesse local que o produto deve ser cortado. Veja a representação na imagem abaixo:

Cortando um charuto

Observação: O cortador de charutos são encontrados nas tabacarias.

Muitas pessoas preferem furar o charuto ao invés de cortá-lo, mas esse processo faz com que o produto fique com pouca passagem para o fumo, comprimindo assim o seu conteúdo, alterando a sua degustação.

Como acender?

Para realizar esse processo existem duas formas, uma indicada para as mulheres e outra para homens, veja:

» Mulheres: aqueça a ponta do charuto, mantendo uma distância conveniente da chama. Esse processo deve ser realizado com o produto levemente inclinado para obter um aquecimento uniforme. Depois que isso for realizado, ele poderá ser levado á boca, em seguida á sucção e a formação da brasa.

» Homens: podem acender o charuto diretamente na boca, fazendo a sucção enquanto a chama permanece, lembrando que ela deve estar a uma distância conveniente do produto.

Veja a representação de como acender de forma elegante e fácil abaixo:

Acender charutoQuando o charuto fica muito próximo a chama, o  tabaco e as folhas externas ficam queimadas, podendo virar carvão, o que pode vir a estragar a sua degustação. Lembre-se que para acende-lo é necessário que se tenha um esqueiro apropriado ou uma caixa de fósforos longos.

Como degustá-lo?

Antes de mais nada, observe se o local em que você se encontra é liberado para fumar. Crie ou procure um ambiente harmonioso para degustar o seu charuto, sem que atrapalhe ou incomode as pessoas que estão ao seu redor.

Bons espaços para realizar esse processo são nas tabacarias, nos eventos de degustação e nos lounge’s de charutos. Nesses locais é possível realizar a degustação de forma tranquila, agradável.

Dica: Para certificar a qualidade do charuto, observe a cor da sua cinza, pois quanto mais clara, melhor o produto é.

Como apagar?

Nesse processo, é indicado que o charuto seja colocado no cinzeiro onde ele se apagará sozinho dentro de até 10 minutos. Depois desse tempo é indicado que se use uma guilhotina, um cortador ou uma tesoura para cortar a sua parte queimada e a cinza, proporcionando assim o seu conservamento.

Observação: Quando for guardá-lo, o coloque em uma embalagem ou caixa diferente dos charutos que ainda não foram utilizados.

Como conservar?

Todo e qualquer tipo de charuto não pode ficar muito seco, por isso, ao guardá-lo, ele deverá ficar em uma temperatura propícia para a sua umidificação (entre 15 °C à 20 °C com a umidade do ar entre 60% à 70%).

A caixa ideal para guardar os charutos são as chamadas umidificadoras, mas apreciadores do produto afirmam que eles não podem ficar armazenado nesse recipiente por mais de 2 meses pois pode perder a sua qualidade.

Dicas de acompanhamentos

Os bons charutos merecem boas bebidas como seu acompanhamento, tal como:

  • » Armagnac;
  • » Tequila;
  • » Rum;
  • » Cognac;
  • » Vinho do Porto;
  • » Whisky;
  • » Grappa;
  • » Marc;
  • » Schnapps.

Os charutos não devem ser degustados durante as refeições, mas sim após a sobremesa. Em caso de reuniões, alguns petiscos podem ser servidos durante a degustação, porém o seu sabor será alterado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.