Diabetes tipo 1, Diabetes tipo, 2 Diabetes tipo 3

insulina
Aplicação de insulina .

O Diabetes Mellitus é uma doença que atinge principalmente pessoas já com histórico da doença na família de forma hereditária. É caracterizada como uma disfunção metabólica do organismo que consiste na baixa ou na ausente produção de insulina no pâncreas.

A insulina tem o papel de absorver a glicose ingerida pelo indivíduo. Uma vez absorvida, a glicose pode então transformar-se em ATP, ou energia. Quando não há insulina, as moléculas de glicose se concentram no sangue e com o o tempo ocorre o excesso delas.

Tipos de Diabetes:

Tipo 1Caracteriza-se pela auto destruição das células do pâncreas produtoras de insulina pelo próprio sistema imunológico. Pacientes que sofre de Diabetes tipo 1 são dependes de aplicações de insulina diariamente para controlar as taxas de açúcar no sangue.

Tipo 2Nesse tipo, o paciente produz a insulina mas desenvolve resistência a substância e impede sua atuação de absorção da glicose. Isso também aumenta os níveis de glicose no sangue ainda que menos ofensivo que a do tipo 1. cerca de 80% dos diabéticos sofrem do tipo 2 e não são necessariamente dependentes de aplicação de insulina.

Recentemente, estudos estão sendo feitos para  diagnosticar casos raros de diabetes. Esses casos são referidos como Diabetes tipo 3. Esse tipo é caracterizado pelos sintomas do Tipo 1 e Tipo 2. Ou seja, A produção de insulina é baixa ou ausente e o corpo desenvolve resistência  a substância. É o tipo de mais difícil tratamento atualmente.

Não existem causas comprovadas para a ocorrência do Diabetes.  Mas sabe-se que pode se desenvolver em qualquer idade e pode se intensificar com a obesidade e sedentarismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.