Descobrimento da América

O descobrimento da America foi um marco para a história da humanidade e foi um dos marcos que inaugurou a idade moderna. O grande responsável por essa descoberta foi o navegador Cristóvão Colombo.navegador experiente, Cristóvão Colombo pretendia achar uma nova rota marítima com destino às Índias, mas o que o navegador não esperava era encontrar um terra completamente diferente de todo o conhecimento da época.

Retrato da Chegada dos descobridores na America
Quadro do pintor José Santiago Garnelo y Alda. O tema é o descobrimento.
(Foto: reprodução)

Em 1492 Cristóvão Colombo chegou as Antilhas, tradicionalmente os livros de história contam que três caravelas que fizeram a rota às Índias mas acabaram por descobrir algumas ilhas que se localiza na America Central, são elas: Santa Maria, Pinta e Nina. Obviamente não foram apenas três caravelas, pois na época era necessário um grande número de embarcações para levar mantimentos, armamentos e outros recursos. Foram para o auto mar  mais de 20 embarcações, sendo que uma se perdeu em viagem de volta.

Apesar de ter descoberto a América, Colombo morreu acreditando ter chegado nas índias, dai o nome indígenas para os habitantes da América. Colombo desembarcou na ilha de Guanahaní a qual deu o nome de San Salvador onde ficam localizadas as atuais Bahamas. Ao chegar foi evidente o espanto dos índios e também dos descobridores. Os descobridores ficaram espantados com a gama de  espécies de animais que não existiam no continente europeu. Os índios ficaram muito espantados por nunca terem visto um cavalo.

Os descobridores e o índios trocaram presentes, coisas simples como arcos e peças de roupa. Os índios presentearam Colombo com ouro, o que rapidamente despertou o seu interesse. A grande façanha de Colombo não foram apenas as descobertas de novas terras que abalaram toda a sociedade da época, mas pelo o fato dele conseguir fazer um viagem segura de ida e volta. Viajar de navio, cruzando oceanos naquela época era praticamente uma sentença de morte. A rota que Cristóvão Colombo usou para chegar na America é a preferencial até hoje, isso foi uma grande conquista não apenas para Colombo, mas para a sociedade daquela época.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.