Mesopotâmia resumo

Mesopotâmia é uma palavra que tem origem grega e significa “entre rios”, e é dessa maneira que essa região se encontrava em sua antiguidade, entre os rios Eufrates e Tigre no Oriente Médio – nessa região, no mundo atual, encontra-se o Iraque. Essa extensão desde o seu início sempre foi conhecida como crescente fértil, pois era uma das mais produtoras do mundo, juntamente com a Fenícia, o Egito, a Palestina e os povoados que habitavam nas encostas dos rios.

Os mesopotâmios são muito importantes em todo o seu contexto histórico, pois além de ter uma grande tradição e cultura, ainda são considerados como uma das civilizações mais antigas de todos os tempos.

Toda a sua extensão era dividida em  duas partes, sendo a Alta Mesopotâmia ao Norte – onde os recursos eram fracos e seu ponto forte eram os saques das mercadorias – e a Baixa Mesopotâmia ao Sul – que possuía terras muito férteis e bastante reprodutoras, facilitando a grande expansão agrícola durante milhares de anos.

Os principais povos que habitavam nessa região – entre os séculos V e I a. C. – os Assírios, os Babilônicos, os 

Mesopotâmia

Caldeus e os Sumérios. As características mais comuns nesse meio é que no geral, todos eram povos politeístas, onde acreditavam que todos os seus deuses possuíam ligações diretas com a natureza. As suas formas de organização eram baseadas em centralizações de poder, onde um imperador ou um rei comandavam todo o conjunto. Já em relação a sua economia, por possuírem terras férteis e uma vasta mão de obra produtiva, a agricultura ganhou grande força e com isso o comércio nômade se fez em grande escala de caravanas.

Assírios

Possuíam grande caráter militar. Acreditavam que somente com a guerra era possível desenvolver novas formas de sociedade. Eram cruéis e não se importavam com o bem estar dos cidadãos, amedrontavam as famílias e por esses motivos, despertaram a ira dessas pessoas que eram ameaçadas, fazendo com que diversas revoltas surgissem contra eles – os ditos militares.

Babilônicos

Esses povos são responsáveis pelas primeiras leis existentes no mundo – que conhecemos. Essas leis eram utilizadas pelos imperadores para controlar toda a sociedade. Nesse processo surgiram as normas de Tabalião onde os criminosos pagavam seus delitos da mesma forma que os cometeram, se fazendo então a regra “olho por olho, dente por dente”.

Um calendário foi criado por essa população para saber quais o momentos de cheia do rio Eufrates para o melhor desenvolvimento da sua agricultura. Conheciam muito os meios astrológicos e com isso criaram o relógio do sol.

Os principais nomes de imperadores desses povos são Hamurabi e Nabucodonosor II, que findaram por um certo período a conquista dos povos judeus e a região de Jerusalém.

Caldeus

Possuíam origem semitas. Habitavam na Baixa Mesopotâmia. Tinha como imperador o Nabucodonosor II, mas logo após a sua morte, todo o seu povo e império foram dominados pelos Persas.

Sumérios

Eram muito inteligentes e utilizaram essa vantagem para construir um complexo sistema para controlar a água dos rios com canais de irrigação, canais e diques. Esse processo era muito importante pois somente assim a comunidade conseguia ter água durante todo o ano.

Os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme, usando placas de barro onde demonstravam ali o que acontecia naquela época. Graças a essas peças que a maior parte da história que sabemos sobre eles foi descoberta.

Escrita cuneiforme
Escrita cuneiforme

Eles também eram muito qualificados em assuntos de arquiteturas e construções – onde a maioria delas serviam como templos religiosos -, sendo as principais as pirâmides e as obras realizadas nas cidades de Ur, Lagash, Nipur e Eridu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.