Dentro da posição estratigráfica o que é camada guia

Estratigrafia é um ramo da geologia que estuda as camadas das rochas. A camada guia ou camada chave, é o nome que se dá a parte da rocha que destina a maior parte das informações sobre o elemento estudado.

Os estratos estudados nas rochas, proporcionam informações sobre a idade, a espessura, sobre o arranjo interno, distribuição geográfica, sobre a composição litológica, sobre o conteúdo fossilífero, sobre as propriedades geoquímicas, geofísicas e alguns outros dados.

Os primeiros estudos realizados sobre esse assunto foram feitos e são comandados até hoje por americanos. Os projetos de pesquisa são destinados pela The International Commission on Stratigraphy (Comissão Internacional de Estratigrafia), que criaram uma união para cuidar de todos os detalhes de busca, pesquisa e processos de armazenamento de informações, que é a International Union of Geological Sciences (União Internacional das Ciências Geológicas).

Todas as análises feitas até hoje sobre inúmeras rochas servem para interpretar histórias geológicas de várias regiões do mundo.

A estratigrafia pode ser classificada por seis modos. Veja abaixo.

Divisão da estratigrafia

Camadas estratigráficas

* Litostratigrafia: nome dado as pesquisas feitas em baseamento de formação ou deposição, avaliando a cor, a composição mineralógica e a granulometria dos estratos;

* Magnetoestratigrafia: nome dado as pesquisas feitas em relação a movimentação magnética da Terra em relação as deposições dos estratos;

* Biostratigrafia: nome dado as pesquisas feitas nas fossilíferas rochosas e em toda a sua relação mutua espacial;

* Aloestratigrafia: nome dado as pesquisas feitas nos processos avaliados sobre a interpretação estratigráfica, sobre a relação mutua e o mapeamento do estrato rochoso;

* Cronostratigrafia: nome dado as pesquisas relacionadas as idades das estruturas das rochas;

* Estratigrafia de sequência: nome dado as subdivisões e relações mutuas dos depósitos sedimentares em escalas, avaliando ainda a variação dos níveis marítimos.

As pesquisas sobre as posições estratigráficas e suas camadas são feitas tanto pela geologia, quanto pela paleontologia, ciência que estuda o passado da vida da Terra e todos os seus detalhes.

Curiosidade

Geólogos e paleontológicos descobriram que a idade das rochas é medida de baixo para cima. Quanto mais a camada é profunda, mais velha ela é, decorrente que quanto mais superficial, menos idade possui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.