Qual a origem da capoeira

A capoeira se originou no Brasil em meados do século XVI, onde o país ainda era colonizado por portugueses. Para maior produção em agricultura e para realizar afazeres mais pesados, os portugueses trouxeram várias pessoas da Angola para que viessem fornecer essa mão de obra no território brasileiro. Por possuírem muita alegria e dançarem ao som de muitas músicas, os povos Africanos decidiram inventar formas de proteção de seus grupos caso houvessem ataques a eles e assim foi criada a expressão cultural.

Com o avanço das repressões e agressões dos senhores de engenho, a prática da capoeira começou a criar força entre os povos escravos que habitavam no Brasil. Dessa forma, eles conseguiram se livrar de grandes surras e prevenir a sua família de chacinas dos capangas. Após a invenção da capoeira, a desproteção contra a classe trabalhadora escravista começava finalmente a ter impulso para exigir os direitos de igualdade e liberdade.

A capoeira é composta de chutes, rasteiras, joelhadas, cabeçadas, cotoveladas e a

Roda de Capoeira
Roda de Capoeira

crobacias aéreas ou terrestres. Todo o gingado dos golpes, se referem ao ritmo musical que a expressão é praticada.

Os escravos também utilizavam a capoeira nos terrenos próximos das senzalas para se distraírem e se divertirem depois de um longo dia de trabalho.

Os senhores de engenho ao perceberem o disfarce de lutas marciais pela prática de dança, proibiram a capoeira em toda a região. Os escravos que eram pegos praticando os golpes, eram presos, espancados, escorraçados e até mesmo mortos.

1930

Apenas no Governo de Getúlio Vargas, em 1930, que a prática da capoeira foi liberada no Brasil graças ao mestre Bimba, que lhe mostrou toda a beleza dessa expressão cultural tão importante. Por ter se encantado pela arte, o presidente Vargas não apenas liberou a capoeira, como a tornou um dos esportes nacionais do país.

Com o passar do tempo, a prática da capoeira se expandiu e foi criado 3 modelos em cima de seus principais conceitos. Veja abaixo.

Três estilos de capoeira

A diferença entre esses estilos de expressão, são os movimentos e os ritmos musicais utilizados.

* Capoeira angola: golpes jogados baixos, maliciosos e com ritmo musical mais lento;

* Capoeira em estilo regional: mistura a capoeira angola com movimentos rápidos ao som do berimbau – principal instrumento musical para prática do esporte;

* Capoeira contemporânea: é uma junção da capoeira angola com a capoeira em estilo regional, mas os golpes possuem mais altitude.

Curiosidade

Um dos grandes nomes escravistas que é reverenciado até hoje pelos praticantes de capoeira é o Zumbi, o rei do quilombo dos Palmares. Um forte guerreiro que defendeu seu povo até o dia de sua morte. Ele foi o primeiro mestre da expressão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.