Qual o efeito da gordura trans no nosso organismo

A gordura trans é um dos compostos mais prejudiciais em fator alimentício para a saúde humana pois causa grande aumento na taxa de colesterol, fazendo assim que a obesidade e outros riscos para o corpo chegue com mais facilidade.

Esse tipo de gordura é composto da transformação do óleo vegetal em gordura sólida, também chamada de óleo hidrogenado.

Essa substância é utilizada para deixar alimentos industrializados mais crocantes e consistentes. fazendo assim com que os produtos permaneçam com excelente aparência para consumo durante muito tempo.

Efeitos da gordura trans

Os principais efeitos que a gordura trans trás para a saúde é a diabetes, o aumento do colesterol ruim, diminuindo a concentração do colesterol bom, facilidade de ter inflamações, dificulta a passagem do sangue pelas artérias, aumenta probabilidade de contrair câncer de vários tipos, principalmente os de mama, hipertensão, infarto miocárdio, depressão, acúmulo de gordura visceral e danos nas membranas musculares. Além disso, esse componente não é bem aceito pelo nosso corpo, afeta todo o metabolismo e ainda faz com que o ganho de peso aumente rapidamente.

Onde são encontradas as gorduras trans?

Gordura trans

Os principais produtos que correspondem a maior porcentagem de gordura trans vendidos no mercado são os biscoitos, bolos de massas prontas, manteigas, sorvetes, bolachas recheadas, batatas fritas ensacadas, salgadinhos, pipoca de microondas , molhos de saladas, chocolate, hambúrguer, maionese e a maioria dos produtos empacotados e industrializados.

No geral, todos os alimentos produzidos para consumo rápido, que são os mais deliciosos encontrados no mercado, possuem altas taxas de gordura trans.

Ao total, existem 4 tipos de gordura nos alimentos, sendo elas a saturada, a hidrogenada – trans -, as monoinsaturadas e as polinsaturadas. As saturadas e hidrogenadas fazem mal para o corpo – gorduras ruins -, já as monoinsaturadas e polinsaturadas – gorduras boas – ajudam a manter o bom funcionamento de toda a estrutura corporal e melhora o funcionamento de todo o metabolismo.

Dica

A principal e mais importante dica para evitar o consumo de gordura trans é observar o rótulo de todos os alimentos antes de sua compra ou consumo. Muitas empresas já produzem produtos citados acima sem essa gordura hidrogenada, mas cada um tem que fazer a sua parte de conferir os alimentos para manter a saúde em ótimo estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.