Como saber se estou grávida

A maternidade é uma das fases da vida mulher mais excepcionais e,  por isso, quase todas desejam um dia passar por essa experiência. A capacidade de gerar um ser dentro de seu próprio corpo é talvez uma das maiores dádivas de ser mulher, mas como saber quando se está grávida? Quais sinais evidência que uma nova vida aflora dentro de você?

Normalmente a dúvida se inicia a a partir do coito sem preservativo,  que só por isso já germina no imaginário feminino uma incerteza, em seguida, começam a surgir sinais, atraso menstrual, inchaço e dor nos seios, enjoou, ansiedade e fadiga que corroboram ainda mais com a suspeita feminina.

teste de gravidez
A melhor forma de afastar as dúvidas sobre a gravidez é examinar as taxas de HCG.

Mas apenas esses indícios não garante a prenhez, o uso de anticoncepcional por exemplo podem causar efeitos semelhantes aos vistos na gestação, veja mais sobre isso clicando aqui. Doenças  no aparelho reprodutor também podem ocasionar a amenorreia, ou seja ausência de corrimento menstrual. Por tanto, os sinais não podem ser considerados indicadores infalíveis, para afastar qualquer resquício de dúvida, deve-se fazer uma ultrassonografia ou conferir as taxas de HCG.

O HCG é um hormônio presente no organismo feminino que sofre um substancial aumento quando o embrião consegue se alojar no útero e iniciar a maturação. Por conseguinte, medir a porcentagem do hormônio dá um resultado confiável sobre estar ou não grávida. A forma mais utilizada para medir o hormônio é o exame de farmácia, contudo, esse é passível  de erros, para uma verificação ainda mais confiável vá a uma clínica e solicite um exame de sangue saiba mais sobre o assunto clicando aqui.

Segundo especialistas se menstruação está atrasada é hora de fazer o teste do HCG, antes disso não é muito prudente pois a risco do embrião ter acabado de se implantar e as taxas hormonais ainda estarem normais. Se o teste não conseguiu afastar suas suspeitas, espere cerca de uma semana e repita o procedimento.

Muito cuidado com relações sem o uso de camisinha, mesmo se tiver tentando engravidar, é preciso confiar muito na saúde e nos hábitos sexuais de um parceiro para dispensar o uso de preservativo, como todos sabem as DSTs são um grande mal da nossa sociedade e prevenção nunca é demais.

Grande parte das doenças sexualmente transmissíveis podem dificultar a consumação do sonho de ser mãe, muitas destas patologias podem tornar a mulher infértil ou se está já estiver em processo gestativo acometer a saúde do bebê. HIV, sífilis  gonorreia, herpes e clamídia figuram entre as principais carrascas da prenhez.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.