Como plantar uma árvore

Mesmo com inúmeros projetos de sustentabilidade sendo promovidos por todo o país, é essencial a ajuda da população para articular uma melhora das condições naturais de todo o território nacional. Um dos procedimentos que vem sendo abordados em palestras, ONG’s e comunidades é o plantio de árvores, que pode ser ministrado por qualquer pessoa.

As árvores são extremamente importantes na composição do ecossistema, na vida humana, manutenção da fauna, flora e recursos hídricos. Além disso, ajudam a melhorar a qualidade do ar, capturam o CO2, produz mais conforto térmico, reduz as taxas de extinção de espécies, diminui o aquecimento global e o efeito estufa.

Executar esse plantio é muito fácil, mas é extremamente necessário que algumas recomendações sejam seguidas para que o crescimento da planta aconteça de maneira correta.

Siga as dicas a seguir e ajude a trazer mais vida o mundo!

Primeiras observações

Procure realizar o plantio em condições propícias para o crescimento da árvore. Analise as qualidade do solo, umidade, luz e o clima. Essas particularidades são cruciais para o seu melhor desenvolvimento.

Como plantar uma árvore
Projetos de sustentabilidade: participe você também!
(Foto: Reprodução)

Cova (buraco)

» Deixe um espaçamento de pelo menos 3 centímetros entre as covas;

» O tamanho do buraco vai variar de acordo com o tamanho da muda. No caso das tradicionais (acima de 1,80 metros), indica-se 60 centímetros de profundidade e 60 centímetros de largura (em solo fofo) ou cerca de 1 metro (em solos compactos);

» Na preparação da cova, indica-se que uma mistura de areias e adubo sejam utilizados, tanto nas laterais, quanto no fundo da abertura. Também pode ser adicionado terra vegetal, material encontrado em lojas de viveiros ou que vendem mudas;

» Lembre-se de deixar o fundo do buraco bem nivelado.

Adubação

Os ingredientes que irão fundamentar esse composto se diversificam de acordo com a espécie da árvore escolhida, mas geralmente costuma-se articular uma mistura de esterco, húmus de minhoca, fosfato de araxá, super fosfato, simples, calcário, NPK e compostagem.

Como plantar…

» 1° passo: Pegue a muda e retire a sua embalagem cuidadosamente;

» 2° passo: Coloque a muda dentro da cova;

» 3° passo: Pegue uma estaca de madeira e a coloque bem rente a muda, fixando-a no fundo do buraco;

» 4° passo: Complete o espaço que restou da abertura com o adubo. Pise no composto para firmá-lo no solo, mas cuidado para não cobrir o caule da planta;

» 5° passo: Amarre a muda junto a estaca com algum material que não perfure o caule ou qualquer área da árvore, como sisal ou borracha;

» 6° passo: Procure fazer uma pequena vala em torno do buraco para elevar a captação de água;

» 7° passo: Regue a muda em quantidades moderadas, para não encharcar o adubo e a árvore.

Detalhes importantes

» Em períodos de seca, a irrigação da planta deverá ser mais intensificada;

» Analise sempre as condições da muda. Veja se ela está em boas condições, sem nenhum tipo de doença ou praga;

» Caso sinta necessidade, procure um especialista ou o Departamento de Áreas Verdes da prefeitura da sua cidade para dar auxílio nesse e outros demais plantios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.