Como dividir número com vírgula

A matemática é uma das disciplinas exatas com mais conteúdos para estudar. Visando as operações iniciais, descreveremos um pouco nesse texto sobre a divisão de números com vírgulas, que acontece de forma “diferente” em relação aos números inteiros, por causa de algumas regrinhas.

Como fazer uma divisão com vírgula
Exemplo de uma divisão com vírgula e resto zero.
(Foto: Reprodução)

A divisão com vírgulas serve para diversos fatores, tal como dividir centavos, centímetros, entre outros. Todo o seu procedimento requer muita atenção devido as suas unidades, casas decimais, centesimais e assim por diante. Vários matemáticos criaram fórmulas e formas de resolver essas contas, como a que veremos abaixo, que é uma das mais fáceis.

Divisão com vírgula

1° passo: analise se a quantidade total que você deseja dividir é maior do que o número de partes em que ela será dividida;

2° passo: iguale o número de casas decimais após a vírgula.

  • Exemplo: imagine que você deseja dividir 12,0 para 6. Para fazer a igualdade das casas decimais basta que você deixe a equação assim → divisão de 12,0 para 6,0 ou 12,0/6,0.

3° passo: depois que as casas decimais já foram igualadas, faça de conta que as vírgulas não existem e realize o cálculo.

  • Exemplo: no caso a divisão seja 12,0 para 6,0. Faça o cálculo assim → 120/60, onde estimará que o número restante é o 2.

4° passo: para colocar a vírgula de volta na divisão, basta que conte quantas casas depois da vírgula temos nos números utilizados nos cálculos e coloque a mesma quantidade no resultado.

  • Exemplo: no cálculo realizado acima, temos o 12,0 e o 6,0. Visualizando ambos os termos é possível ver que existe somente uma casa após as suas vírgulas. Portanto o resultado será escrito 2,0, com um dígito após a vírgula assim como nos números utilizados para o cálculo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.