Bolsa do PROUNI como funciona

O Programa Universidade para Todos – ProUni, foi criado pelo Ministério da Educação no ano de 2004, como uma iniciativa que possibilitasse à população brasileira acessar o Ensino Superior nas universidades e faculdades particulares, através do recebimento de bolsas de estudo parciais e integrais, que garantam a oportunidade de obter diplomas para cursos de Bacharelado, Licenciatura, Graduação Tecnológica entre outros.

Para conseguir um dos dois tipos de bolsas de estudo, o candidato precisa seguir uma série de requisitos. O primeiro está na realização da prova do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio, onde terá que alcançar as notas de aprovação e com as mesmas realizar a inscrição no ProUni. Ainda deve apresentar renda familiar de até três salários mínimos por pessoa, ter cursado o ensino médio completo ou parcial em escola pública ou em escola privada com bolsa integral da instituição.

Deficientes também podem realizar a inscrição, bem como professores da rede pública de ensino básico, em efetivo exercício, integrando o quadro permanente da instituição. Ao ter a nota mínima do Enem, o candidato deverá se inscrever no ProUni dentro do prazo determinado. Lembrando que as inscrições são realizadas exclusivamente pela internet, e dividi-se em dois períodos diferentes, mas ambas as etapas possuem igual processo.

Após o preenchimento de todos os dados requeridos, o estudante escolhe por ordem de prioridade, até duas opções de cursos que queira estudar, optando por uma ou mais instituições e também pelo tipo de bolsa. Enquanto estiver no período de inscrição, o candidato pode modificar suas opções, e será válida a última inscrição realizada. No fim do prazo, o sistema do ProUni selecionará aqueles candidatos que apresentarem melhor classificação em cada curso, baseando nas notas do Enem.

BOLSA PROUNI INSCRIÇÃO
O Programa beneficia milhares de candidatos todos os anos.

O perfil socioeconômico do candidato também é critério de escolha. Os resultados são então divulgados no portal do MEC, nas instituições de ensino cadastradas no programa e também pela central de atendimento – 0800-616161. O candidato classificado deve ficar atento aos prazos estabelecidos e acompanhar as eventuais alterações, pois pode perder a vaga simplesmente por causa de um descuido. As pessoas que não forem aprovadas no processo seletivo, podem se candidatar na segunda etapa.

A data para a inscrição de segunda etapa será também divulgada pelos meios de comunicação do MEC. Os prazos são importantes, pois após ser classificado, o candidato ainda passa por uma entrevista na secretaria da instituição de ensino em que foi aprovado, para comprovar a sua situação mediante a apresentação de todos os documentos necessários. Se estiver tudo em conformidade, o estudante assina o Termo de Concessão e é inserido no programa de bolsa. Sua matrícula no curso é então efetuada.

As bolsas oferecidas possuem especificações, a bolsa integral cobre todo o curso para os estudantes que possuem renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio. E bolsa parcial de 50% para os que possuem renda familiar per capita de até três salários mínimos. Para manter o recebimento da bolsa, o estudante precisa ser aprovado em todas as disciplinas com o aproveitamento de no mínimo 75% para cada período letivo. Outras dúvidas sobre o processo podem ser solucionadas no site – http://prouniportal.mec.gov.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.