Aprenda como armazenar cimento na obra

O cimento é um dos principais materiais utilizados em construções, principalmente para produzir o concreto que irá compor toda a estrutura de uma edificação. A sua qualidade depende, não somente do seu transporte, mas, também da forma como é armazenado. Qualquer tipo de falha nessas duas etapas pode proporcionar alterações no produto.

O problema mais aparente no armazenamento do cimento é a hidratação dos seus grãos e o seu empedramento, que podem proporcionar uma grande queda de resistência, tanto da argamassa quanto do concreto.

Transporte

Para realizar o seu transporte, é necessário que toda a mercadoria esteja enlonada e lacrada dentro dos caminhões. Caso algum saco rasgue, molhe ou esteja violado, deve ser inutilizado.

Transporte e armazenamento de sacos de cimento.
Exemplo do armazenamento de sacos de cimento.
(Foto: Reprodução)

Atenção: Observe sempre a data de validade do cimento, isso conta muito em relação a sua qualidade.

Armazenamento

Na parte do armazenamento, deve-se ter muita atenção, os sacos de cimento devem ser empilhados em fileiras com 10 sacos cada (no máximo), elas devem ficar em cima de estrados  para que o produto não tenha contato com o chão, com  paredes ou com o teto.

Os sacos de cimento devem ficar em um ambiente protegido (principalmente da ação das intempéries). A umidade deve ser evitada para não danificar o produto.

Dicas

» Os sacos de cimento que já estiverem abertos devem ser dispostos em locais que facilitem sua rápida utilização para que não estraguem;

» Caso o cimento não for utilizado de forma rápida, deverá ser transferido para um saco plástico, que deverá ficar bem fechado para que a umidade não entre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.