Veja qual a função e como funciona os rins artificiais

Depois de muitas pesquisas e testes, está sendo aprimorado para o uso em seres humanos os rins artificiais.  Próteses que conseguem realizar  funções que os órgãos originais faziam antes de serem inutilizados. Esse sistema é indicado para pessoas que tem falha aguda ou crônica renal.

Quando os rins estão saudáveis, conseguem remover materiais tóxicos, sais e outros elementos que são prejudiciais para o organismo, onde todos eles são excretados do corpo pela urina. Quando acontece algum trauma ou uma enfermidade nesses órgãos, eles  conseguem cumprir tal função por tempo limitado e em casos mais graves até permanente. Com isso, o transplante e a diálise eram as principais formas de resolver essa situação.

Diálise

A diálise é dita como uma maneira de limpar o sangue com um rim artificial. Ela é considerada como uma das formas mais comuns da terapia em que uma máquina substitui a função do rim, podendo ser realizada por uma hemodiálise ou a diálise peritoneal.

Rins artificiais implantáveis

Como funcionam os rins artificiais?
Modelo de um rim bioartificial implantável.
(Foto: Reprodução)

Os rins artificiais implantáveis estão sendo desenvolvidos na Universidade da Califórnia, em São Francisco, nos EUA. É considerado como um equipamento de dois estágios que utiliza um hemofiltro para remover as toxinas encontradas no sangue. Além disso, o produto ainda emprega as últimas técnicas de engenharia de tecidos que consegue permitir que células tubares renais vivas cresçam em compartimentos adequados dentro do aparelho, proporcionando assim as mesmas características e funções de um rim completamente saudável.

» Como ele funciona?

As suas funções se dão com base na pressão do sangue do paciente para assim realizar a filtragem, descartando o uso de bombas, baterias ou qualquer outro tipo de fonte de energia externa.

Shuvo Roy é um dos especialistas em desenvolvimento dos MEMS (sistemas microeletromecânicos) na área biomédica. Ele firma que “Este dispositivo foi projetado para oferecer a maior parte dos benefícios de um transplante de rim, resolvendo o problema do reduzido número de doadores de rins”.

Os testes com o equipamento já vem sendo realizado em animais. Os pesquisadores afirmam que aproximadamente no ano de 2018 já deverão estar prontos os aparelhos para serem testados em seres humanos, sendo então uma grande vitória para os cientistas e pacientes que aguardam ansiosamente pelo novo rim depois de enfrentar longos anos de espera na fila de transplantes e difíceis tratamentos de diálise, que os deixam completamente abalados.

Uma resposta para “Veja qual a função e como funciona os rins artificiais”

  1. Adorei o artigo. Faço hemodiálise e estou ávido para saber mais sobre o Rin artificial, pois já não aguento mais o sofrimento que cada o procedimento me causa.
    Obrigado por me dar mais essa alviçareira notícia.
    TarcísioAmorim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.