1764 lei do açucar resumo

As treze colonias da América do Norte foram as primeiras a se emancipar do julgo metropolitano no século XVIII, período também que podemos evidenciar uma crise em varias estruturas do poder absolutista.Os elances econômicos, sociais e culturais  próprios evidenciados no ambiente colonial e uma forma de relação heterogenia dos britânicos acabaram por entrar em confronto com a tentativa de aumento exploratório a partir da metade dos setecentos, que diminui uma certa autonomia conquistada pelas colônias com uma série de leis restritivas, entre elas a Lei do açúcar de 1764.

Reunião da independência
A lei do açúcar está na raiz da insatisfação das treze colonias que culminou no processo de independência no século XVIII

Em 5 de Abril de 1764, em substituto a Lei do Melaço, foi imposta à colonia  a Lei do açúcar, os objetivos principais dessa promulgação era coibir o contrabando e tornar restrito o comércio de açúcar da colônia, que só poderia comprar das Antilhas inglesas, caso contrário duras taxas eram impostas. Isso causou muitas insatisfação entre os colonos que tinha a açúcar como matéria prima para a produção de rum, que aliado ao tabaco, era a principal forma de compra de escravos na costa africana.

A alta taxas alfandegarias sobre o  açúcar e seus derivados, inclusive o melaço, e a tentativa de tornar exclusivo o comércio desses produtos com os agricultores antilhanos, foi um dos agregadores de um grande processo de insatisfação dos colonos. Após serem decisivos na Guerra dos Sete Anos contra os franceses pelo território do Rio Mississipi e Monte Apalache, os colonos ingleses acharam que teriam reconhecimento da metrópole pela sua ajuda prestada a coroa britânica, contudo o que ganharam foram leis e mais duras que diminuíam a legitimidade e autonomia das treze colonias.

Alem disso a lei do açúcar aumentava os impostos sobre o vinho, seda, linho, café, entre outros produtos, concedia mais poderes dos vice amirados e  tribunais. A burguesia colonial insatisfeita tratou de reclamar perante a metrópole que julgou a atitude como demostração de ingratidão, mas, a colonia tinha interesses econômicos e desenvolvimentistas que estavam sendo barrados pelo desejo exploratório anglo-saxão. Posteriormente a lei do açúcar juntamente com a lei do selo seriam revogadas pelo parlamento inglês, devidos as pressões dos colonos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.