Como é a prova da OAB

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) é uma instituição balizadora do itinerário normativo para advogar em território brasileiro, edificando suas regras a partir dos direitos constitucionais, fomentando seu trabalho em prol do mantenimento da democracia e o aperfeiçoamento das instâncias jurídicas e da cultura. Assegura a representatividade, a capacidade e disciplina dos advogados, garantido sua inviolabilidade no exercício legal de sua profissão dentro dos paramentos da lei.

Para que tais fins sejam alcançados é preciso um rigorosa seleção dos formados na area para que somente aqueles que tem plena capacidade, possam ser escrito na OAB, é ai que entra o exame da ordem. A Prova é aplicada aos bacharelados em direito, e visa avaliar os conhecimentos jurídicos do candidato que caso aprovado passa a integrar os quadros da OAB, o que é crucial para o exercimento legal de sua postulatória.

A prova de divide em dois dias no primeiro uma prova objetiva com 80 questões que devem ser respondidas em no máximo 5 horas, cada questão terá 4 opções de múltipla escolha sendo que cada acerto vale um ponto, por conseguinte, a pontuação máxima é de oitenta pontos. Os principais conteúdos giram em torno dos Direitos Humanos, os estatutos da area, código de ética, filosofia, regulamento geral e normas disciplinares.

No segundo dia é a aplicada a prova prático-profissional, está é subdividida em duas competências, contendo um conjunto  quatro questões mais uma peça profissional, é importante observar que para estar apto a fazer a a segunda parte do exame é preciso acerto no mínimo metade das questões da objetivas.

A preparação para o o Exame da Ordem deve ser comparada ao processo preparatório para concursos, tendo como princípios básicos o empenho, a dedicação aliadas ao estudo e treino. Para obter um bom desempenho o candidato deve ter um bom domínio do conteúdo exigido, é importante duplamente  realizar simulados, com eles você  detecta as tendências a serem exigidas na prova e se acostuma com as sensações e possíveis dificuldades, fugindo do efeito surpresa.

O gradativo aumento no nível de dificuldade das provas da OAB tem dado pujança a uma querela sobre legitimidade do exame, alguns afirmam que ele não compre sua funcionalidade de seleção rompendo ainda com os princípios de isonomia, por outro lados os defensores, afirma que ele é necessário dado ao movimento de constante de aumento dos cursos de graduação e concomitante a isso a precariedade e defasagem do ensino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.