Ópera para ouvir

A Ópera é uma vertente dos tipos musicais clássicos, que aliás fora muito bem apreciada nos séculos passados, o que justifica a famosidade de muitos compositores da época, que atualmente se tornaram renomados por suas obras, estas classificadas como referência do gênero. A palavra ópera é originária do latim “opus” e significa obra, ou seja, um conjunto composto de drama, música e dança.

ópera
Espetáculo de ópera no teatro.

O gênero constituído pela ópera, é na verdade uma apresentação artística realizada para expor um drama em forma de encenação musical. Especificamente nesse tipo de drama, são utilizados elementos típicos do teatro, entre eles estão enumerados – vestuário característicos, cenografia e atuação. Ao invés de ser pronunciada a fala dos personagens, na ópera a mesma é cantada, criando então o “libreto”, que denomina a letra da ópera.

Os cantores que se apresentam em uma ópera, possuem atuação diferenciada de acordo com o timbre musical que possuem. Os homens classificam-se em baixo, barítono, baixo-barítono, tenor e contratenor. Já as mulheres são dividas entre em contralto, mezzo-soprano e soprano. Geralmente os cantores são acompanhados por um grupo musical, ou mais especificadamente uma orquestra sinfônica completa.

Luciano Pavarotti, renomado cantor italiano de ópera:

Antigamente assistir a uma ópera era privilégio de poucos, aqueles que detinham maior poder e status diante a sociedade. Ao longo dos anos, essa realidade foi sendo modificada, primeiro por causa de movimentos de inclusão que levam a cultura da música para diferentes lugares do mundo, seja nos centros urbanos ou na periferia. Em segundo plano está a disseminação dos cantores de óperas pelo mundo que com a ajuda da tecnologia espalham seu talento nos quatro cantos do planeta através de concertos, gravação de CDs e etc.

Na internet também é possível assistir ou ouvir uma ópera. Vários sites disponibilizados nas redes possuem um playlist com  as letras mais famosas de óperas. Em alguns endereços é necessário efetuar um cadastro, mas em maioria esse procedimento não é necessário, basta acessar o site e optar pelo gênero musical ópera:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.