Fc Noticias » Saúde » Dores dentro dos ossos

Dores dentro dos ossos

Veja no artigo, quais são os fatores mais comuns que causam dor nos ossos. As dores dentro dos ossos podem ser provenientes de diversos problemas, os quais são denunciados através de exames específicos.

     

É comum muitas pessoas reclamarem de dores nos ossos, propriamente dentro dos mesmos. As causas dessas dores podem variar em larga escala, sendo provenientes de inúmeras doenças do aparelho locomotor, o que repercute em dor. Fatores como as patologias ósseas, musculares, ósteo-articulares, entre outras, podem constar no diagnóstico final. Quando se trata de doença óssea pode ser ainda o resultado de uma lesão direta nos ossos – metabólica, tóxica ou traumática.

Uma causa muito frequente que gera dores nos ossos é a Periostite, uma inflamação que atinge os tecidos recobrem os ossos. A inflamação acontece devido a um esforço provocado no local em que se sente a dor, assiduamente os atletas corredores são os que mais apresentam a periostite na parte anterior da perna. Somente com a realização dos exames de cintilografia óssea ou a ressonância magnética pode se confirmar a periostite, logo se tem o parecer sobre o tratamento adequado que inclui alongamentos, medicamentos anti-inflamatórios e até compressa de gelo.

Indícios de tumores e a leucemia, câncer na corrente sanguínea também podem provocar dores nos ossos. No entanto esses problemas são facilmente detectados quando se realiza os respectivos exames comprobatórios. Quando os ossos, o líquido sinovial e os tecidos das articulações são atingidos, é sinal de infecção, podendo caracterizar uma osteomielite e/ou artrite infecciosa.

ossos doloridos

Infecções, tumores e atá a leucemia, podem causar dores no interior dos ossos.

A osteomielite define uma infecção óssea n aparte interna da médula óssea e na edemacia, causada por bactérias ou fungos. A edemacia é então pressionada nos ossos, e os vasos sanguíneos da medula comprimidos, provocando uma redução e até mesmo a interrupção de irrigação do sangue para os ossos. Pessoas que fazem diálise renal e usuários de drogas injetáveis são os mais propensos a adquirir esse tipo de infecção.

A artrite infecciosa é provocada por microrganismos infecciosos, por bactérias. A mesmas se infiltram na articulação através da corrente sanguínea, contaminando o organismo. Essa infecção pode acontecer durante uma cirurgia, após uma lesão, ou através da aplicação de injeções. Os estafilococos, o hemophilus influenzae, o vírus da imunodeficiência humana (HIV), o parvovírus, o vírus da rubéola, da caxumba e também da hepatite B são os infectantes mais banais.

Todo o procedimento como a fisioterapia, inclusos no tratamento, em geral surtem bons resultados, sendo cada vez mais bem-sucedidos. As infecções são tratadas com drogas antifúngicas e uma série de antibióticos, não persistindo. Mas quando há reincidência, o paciente corre o risco de se submeter a uma cirurgia de fusão da articulação ou mesmo a amputação do membro. Listam-se as seguintes causas para dores dentro dos ossos:

  • Câncer nos ossos;
  • Malignidade metastática, câncer quer se espalha para os ossos;
  • Emanemia falciforme, rompimento do fluxo sanguíneo;
  • Osteomielite;
  • Leucemia;
  • Infecções;
  • Lesão ou trauma;
  • Osteoporose.

Textos Relacionados:


Quer comentar ?