Vitórias da seleção brasileira

A seleção Brasileira única a participar de todas as copas do mundo  e também a maior campeã do campeonato com cinco títulos. A história desse glorioso time teve cerne tardio e conturbado se comparado ao desenvolvimento do esporte nós demais cantos do mundo, o país que a princípio não tinha prestigio algum na modalidade, logo se tornou o maior nome do desporto.

Rei do Futebol
Pelé o maior jogador brasileiro de todos os tempos, conseguiu tornar-se um mito antes mesmo de deixar os campos

A primeiro time a representar a unidade federativa brasílica nasceu em 1914 em meio a um clima de rivalidade interna dá nação e de falta de profissionalização,  isso por que, o esporte era ainda pouco popular e sua prática concentrava entre as elites paulistas e cariocas, só aos poucos foi ganhando contornos abrangentes.

Depois disso, um das lembranças que todos brasileiros gostariam de esquecer, a a copa de 1950, o campeonato disputado em casa, e a derrota na final para o Uruguai, segundo o escritor e dramaturgo  Nelson Rodrigues, isso reforçou  no povo o complexo de vira latas, essa ideia de inferioridade carregada, desde os primórdios da nação.

Mas esse imaginário veio a ruir, pelo menos no âmbito futebolístico,  já em 58, com o primeiro titulo da seleção e a revelação daquele que seria consagrado como o maior jogador de todos os tempos, Pelé. Com isso tem inicio o legado de conquistas brasileiras que mitificou a camisa verde amarela.

Os demais títulos vieram em 1962, 1970, 1994 e em 2002, e julgando por critérios internacionais o time já disputou 894 jogos dos quais obteve 640 vitórias. Agora em 2013 e 2014 o Brasil terá chace de aumentar ainda mais sua lista de conquistas, já que sediará as duas principais competições da modalidade, a Copa das Confederações e a Copa do Mundo FIFA.

Com a competição sendo sediada em casa teremos a chance, no centenário  canarinho, de levantar o troféu  máximo do futebol tendo como palco o Maracanã, e afastar esse suposto complexo brazileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.