Urina branca o que pode ser

A urina é um líquido de aglomerado de toxinas e outras substâncias que são eliminadas do corpo, todo líquido presente  no organismo passam por processo de limpeza e são eliminados pela urina. Comumente a urina é conhecida pela cor amarelada, resultado da concretação de substância e poucos líquidos, mas ela pode adquirir muitas cores por diversas causas, isso sempre deve ser relatado ao médico.

urina branca
A coloração da urina é dá-se por diversos motivos
(foto:reprodução)

Urina Clara

 Se estiver praticamente transparente é um bom sinal. Significa a ingestão de liquido em grande quantidade, mas pode também estar associada ao consumo de bebida alcoólica que age em nível hormonal e fazem com que a urina fique clara

Urina escura

Casos de urinas com um tom amarelado em tonalidade mais escura  já significa o excesso de substância e pouco líquido no corpo. O uso de certos medicamentos nitrofurantoína e furandantoina podem deixar a urina em um tom castanho, casos de febre elevada também pode deixar a urina com uma tonalidade  mais escura na urina.

Roxa

A urina roxa é rara, pode ser apresentada por pacientes que sofrem de casos agudos de porfirias que causa uma deficiência de enzimas do processo  urinário, provocando a cor roxa.

Vermelha

A urina vermelha é associada a eliminação de sangue, pode ser provocada por uma infecção mais grave ou problemas mais sérios como câncer, pedras nos rins, feridas internas, etc. Também pode ser provocado por hematúria ou uso de medicamentos.

Azul

Pode ser provocada por corantes e outras substâncias e está associado a Síndrome Blue Diaper que é uma doença de dificuldade de absorção de alguns nutrientes.

Verde

Quase sempre associado a uso de certos medicamentos como o amitriptilina ou por consumo de vitamina B e aspargo em excesso, também pode ser confundida com  a cor azul.

Embranquecida

A urina mais embranquecida e pastosa pode ser causada pela fistula linfática ou por ruptura dos vasos linfáticos também pode estar associado a doenças infeciosas.

Tratamentos

Como na maioria dos casos a alteração da cor é causada por medicamentos após o fim do uso do medicamento, a urina deve voltar a sua cor natural, já em outros casos como a cor embranquecida, é preciso consultar um médico especialista que falará qual o tipo de tratamento mais indicado. Em casos como de infecção, o mais comum é o tratamento feito a base de antibióticos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.