Como saber se sou daltônico: Teste de Daltonismo e Sintomas

O Daltonismo denomina-se a falta de sensibilidade de percepção das algumas cores. Portanto as pessoas que possuem esse distúrbio, são chamadas de daltônicas, são capazes de ver cores, mas se limitam a distingui-las principalmente se as mesmas estiverem em pares de cores complementares. O Daltonismo foi descoberto ainda no século XVIII, pelo químico inglês John Dalton, primeiro cientista a realizar uma pesquisa sobre a anomalia ocular, a qual também sofria, portanto do seu nome provém o termo Daltonismo.

O problema na distinção de cores também é chamado de discromatopsia, retrata uma perturbação genética. A maior deficiência visual do daltônico está na percepção das cores vermelho e verde, sendo essa o problema de aproximadamente 99% dos casos. Também há deficiência para as cores azul/amarelo, porém é mais rara. O distúrbio possui outra vertente rara, onde afeta somente uma visão da pessoa, é a dicromacia unilateral, um olho normal e o outro é daltônico.

Daltonismo
Visão daltônica a esquerda.

Já foi comprovado geneticamente, que a perturbação está mais ligada ao gênero masculino, sendo que cerca de 8% a 10% para apenas 1%. O distúrbio pode ser percebido ainda na infância, pois quando as criança realizam simples atividades como colorir desenhos pode se notar diferenças da escolha das cores. Para efetivar o diagnóstico de Daltonismo, é realizado um teste muito famoso, capaz de detectar corretamente o distúrbio.

O teste foi criado pelo oftalmologista japonês Shinobu Ishihara, e ainda é muito bem empregado nos exames clínicos. O Ishihara Color Test for Color Blindness foi desenvolvido através da criação de diversos cartões feitos com círculos de vários tamanhos e cores. No centro dos mesmo estão inseridos alguns números que somente podem ser vistos claramente por uma pessoa que não sofra de daltonismo. O teste demonstra que é possível ler os números aquele que tenha excelente percepção das cores.

teste
O teste foi criado na Escola Médica Militar, para detectar as anomalias de visão de cores nos recrutas.

Para as crianças ainda muito pequenas, pode substituir os números por desenhos e/ou também figuras geométricas. O testes também revelam quais os níveis de percepção das cores, determinada pessoa possui, uma vez que há diferentes problemas associados ao Daltonismo. Quando o distúrbio é muito sério, a visão só enxerga tudo em preto, branco e cinzento, ou seja, visão acromática. Nos demais casos, que são mais comuns, os daltônicos podem visualizar as cores, mas as mesmas parecem estar sem realce, como se tudo o que existisse colorido no mundo estivesse sem brilho e vivacidade. Os 3 tipos de daltonismo mais comuns são:

Deuteranomalia – dificuldade de percepção das cores verde e o vermelho, afetam mais de metade das pessoas daltônicas;
Protanomalia – dificuldade em distinguir a cor vermelha.
Tritanomalia – dificuldade de percepção das cores azul e o amarelo, está entre o casos raros;

Os sintomas do Daltonismo são simplórios, e  cada pessoas apresenta de maneira diferentes. Pode portanto ter problema em identificar cores, é insensível ao brilho das cores, não consegue diferenciar cores muito parecidas, tons sobre tons e etc. Ainda pode ter um breve movimento dos olhos, de um lado para outro. No primeiro indício, é preciso procurar orientação médica, para que se   faça o diagnóstico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.