Sintomas de gravidez usando anticoncepcional

pílulas anticonceptivas
É possível que o uso de pílulas anticoncepcionais causem efeitos parecidos com sintomas de gravidez

O Anticoncepcional é uma das formas mais eficazes de prevenir quanto a gravidez indesejada e promover o planejamento familiar, é ainda muito utilizado por mulheres como regulador do ciclo menstrual, a pílula quando ministrada corretamente tem quase 100% de eficâcia.

As pílulas anticoncepcionais entraram em circulação no mundo em meados dos anos 60, e teve grande participação na disseminação da ideia de liberdade sexual feminina, o problema dos primeiros comprimidos é que eram verdadeiras bombas hormonais, com doses altíssimas de estrógeno, que  causavam efeitos danosos ao corpo, por exemplo, ganho de peso.

Atualmente, essas taxas foram corrigidas e o medicamento passou a ser o recurso dominante entre as mulheres. O anticonceptivo funciona mais ou menos assim, graças aos hormônios presentes em sua composição, progesterona e estrógeno, o remédio atua como um inibidor da maturação do óvulo, sem este a mulher não consegue entrar em período fértil e, por conseguinte, não há fertilização e nem gestação.

Segundo pesquisas grande parte das mulheres que usam anticoncepcional não sentem nenhum efeito colateral, contudo, em alguns casos os efeitos sentidos se assemelham aos primeiros sintomas de gravidez, e a dúvida atormenta a mente de varias mulheres. Vamos tentar esclarecer essa questão, crescimento e dores nas mamas são efeitos comuns do anticoncepcional, também é possível que ocorra disfunções no ciclo menstrual e inclusive a amenorreia, conhecida pela ausência de menstruação. Se essas sensações adversar persistirem de forma crônica, o mais sensato a se fazer é procurar o ginecologista.

eficiência do anticoncepcional depende de um fator muito importante, o comprometimento do usuário  procure sempre usar o remédio nas horas coincidentes em cada dia, e tome o máximo de cuidado para não esquecer de tomar a cápsula. Mais uma coisa, o anticoncepcional não dispensa o uso do preservativo, já que, as pílulas previnem a gravidez e não a contração de doenças sexualmente transmissíveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.