Sintomas de cisto no ovário maligno Wikipédia

Atualmente, a maioria das complicações de saúde enfrentadas pelos seres humanos podem ser facilmente tratadas ou ao menos tem a possibilidade de serem estabilizadas. O avanço da medicina durante o desenvolvimento das diferentes sociedades espalhadas pelo planeta atingiu um nível espetacular de sucesso, mesmo que as vezes não percebamos.

Um problema relativamente comum entre as mulheres e que antes não havia métodos para se diagnosticar ou tratar, eram os cistos no ovário ou a síndrome do ovário policístico. Caracterizada pela formação de cistos malignos no ovário, essa complicação é famosa por trazer danos aos ciclos menstruais das mulheres e até mesmo interrompe-los.

Ovário policístico - ilustração
Ovário policístico – ilustração

Os cistos são ocasionados por um desequilíbrio hormonal, ondo os hormônios andrógenos são produzidos em mais quantidades, porém não se sabe o motivo desse desequilíbrio.

Os sintomas são: interrompimento do ciclo menstrual e menstruação por longos períodos de tempo, hipertrofia do clitóris, aparecimento de acnes, manchas escuras em áreas mais sensíveis do corpo, calvície, engrossamento do timbre da voz, redução no tamanho dos seios e aumento nos pelos do corpo.

A síndrome dos ovários policísticos pode ser tratada com dietas especializadas, exercícios físicos regulares, anticoncepcionais específicos para o caso e medicamentos que estimulem a menstruação, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.