Quem pode votar no Brasil

As votações ou eleições, são processos essenciais onde todos os cidadãos – dependendo do Estado – do país podem participar politicamente da escolha de seus representantes e demais entidades políticas. Por meio do direito ao voto, o futuro do país onde ocorrem as votações está nas mãos dos que nele vivem e nascem a partir do momento em que o voto é depositado.

No Brasil  e em demais repúblicas pelo mundo, o direito a voto é para a maioria dos cidadãos em atividade e as eleições decidem todos os cargos políticos do país. A cidadania é iniciada no voto e na escolha do melhor candidato para o país pela análise democrática de suas propostas e de seu histórico e, atuação política.

voto

Ao contrário de algumas repúblicas, o voto no Brasil é obrigatório tanto para homens como para mulheres entre 18 e 70 anos de idade. Para jovens de 16 e 17 anos, o voto não é obrigatório, porém é permitido por lei desde que esses tirem o título eleitoral. Para maires de 70 anos de idade e pessoas analfabetas, o voto é facultativo no país, ou seja, não obrigatório.

O jovem que por exemplo, fizer 16 anos no dia das eleições, pode se assim preferir, tirar o título eleitoral 5 meses antes sem nenhum problema, pois terá idade suficiente para votar. No caso dos jovens que completem 18 anos, não importa a data do aniversário, desde que complete nos anos das eleições, o título deve ser tirado obrigatoriamente.

Votar é exercer a cidadania e também uma parte importantíssima da participação política no país. Portanto, é importante que todo cidadão vote consciente e nos melhores e mais íntegros candidatos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.