Quem pode se inscrever no Sisu

Sisu ( Sistema de Seleção Unificada) é um mecanismo orquestrado pelo Ministério da Educação que visa facilitar o acesso estudantil ao nível superior em instituições públicas, graças a ele mais de 129 mil vagas foram distribuídas nesse ano entres os candidatos do Enem,  tornado mais democrático o ingresso na graduação.

O Sisu é trabalha em parceria com o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), e usa a nota desse como parâmetro de corte. Para concorrer as vagas, o indivíduo deve se inscrever nos prazos balizados pelo Mec, todo processo de inscrição é informatizado, tudo feito através do site do programa.

Sisu 2013
O Sisu é a forma mais fácil de entrar em uma universidade pública

Ao efetuar seu credenciamento o participante deve ter em mãos sua senha e o número de inscrição do Exame Nacional, lá será solicitada a escolha de duas  areas que deseja  concorrer em ordem preferencial. É necessário também a salientar se deseja ou não utilizar o sistema de cotas.

A grande maioria dos candidatos do Enem ponderam se inscrever no Sisu, exceto aqueles que zeraram a prova de redação, alguns cursos em especial adotam a nota de corte na seleção, isso poderá ser checado no momento do cadastro. Aqueles que tiverem a nota mais alta dentro da graduação escolhida serão os classificados, em ordem de colocação. Se seu nome não estiver na primeira chamada, não se preocupe, ainda resta a segunda.

Além disso, há mais uma porta de entrada para o mundo acadêmico, a Fila de Espera, lá você consegue compor o quadro de cursos que ainda possuem vagas em aberto, mas atenção ao cronograma, para fazer isso você precisa se manifestar perante a organização nos prazos determinados.

A única forma de driblar as desigualdades de nossa sociedade é através da educação, agarre a chance que o Sisu proporciona, torne-se um cidadão crítico,pensante e atuante, ajudando a construir uma nova realidade no nosso país, com desenvolvimento e oportunidades mais igualitárias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.