Qual a diferença entre grupos e equipes

No mundo do trabalho as vezes até mesmo a gestão se complica em diferenciar um grupo de uma equipe e acabam por usar essas palavras como sinônimos, saiba que a uma diferença pontual entre esses termos, e que na prática faz muita diferença para o rendimento do empreendimento.

 Um grupo é caracterizado por uma união de pessoas que possuem um ou mais objetivos comuns, cada membro possui funções pré estabelecidas e age individualmente fazendo sua parte para que o todo aconteça. Pelo caráter distintivo do serviço, tende a criar-se querelas, rivalidades e a má concorrência  no meio trabalhistas.

Trabalho em equipe
Numa equipe peças se unem para vencer obstáculos e alcançar os objetivos

As lideranças dos grupos configuram outro problema, não compreende as relações sociais que ocorrem em meio aos trabalhadores, figurando apenas como um carrasco que surge para punir uma possível falha de seus subordinados. Muitos, numa tentativa de solidificar-se na empresa tomam para si funções que não conseguiram sozinhos cumprir gerando mais deficit na cadeia produtiva.

Todos esses fatores juntos corroboram com um clima hostil, onde a comunicação e troca empíricas torna-se impossível, a maioria das aproximações entre os colegas estão carregadas de segundas intensões nada benévolas, que em nada somam para o alcance dos  objetivos.

Uma equipe também é constituída por um conjunto de pessoas que trabalham em prol de objetivos comum, a diferença é que todos os membros tem consciência da meta central e trabalham de forma conjunta para batê-la, levando em consideração as particularidades de cada cada um, suas dificuldades, suas competências, dando-os  mais autonomia e satisfação a se desenvolver e desenvolver seu trabalho.

Nessa forma de trabalho os colegas cooperam e apreendem a lidar com diferença,  sendo mais flexíveis a negociações e inversões de papeis, a comunicação e troca de saberes sem egoismo intelectual. Os líderes também são uma peça importante, devem ter a sensibilidade de superar possíveis adversidades não procurando culpados e sim soluções para que aquilo não mais aconteça, igualmente importante é saber ouvir todos seus colegas e dar espaço para a opinião desses.

Um grupo é disperso, e individualizante, o que torna o as obrigações maçantes e monótonas contribuindo para o baixo rendimento como um todo na consumação de metas também translucidas, já as equipes são verdadeiros times, onde todos vestem a camisa de verdade, superando as dificuldades particulares juntos, para dessa forma concretizar as conquistas.

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