Quem criou o comunismo?

Responder claramente ou definir apenas uma pessoa como criadora do comunismo não é algo correto a se fazer. Antes mesmo de Karl Marx (homem considerado pai do socialismo e do comunismo), já se falava de uma sociedade de bem comum. Há milhares de anos atrás também existiam comunidades indígenas, essas praticavam o método, ainda que não da mesma forma descrita por Marx.

O comunismo em si poderia ser explicado de maneira rápida como: uma sociedade sem partidos, sem governo, baseado na propriedade comum, o que tornaria a sociedade igualitária, desfazendo qualquer classe social e consequentemente os preconceitos, todos os meios de produção e decisões políticas seriam tomadas de forma democrática por todo o povo.

Quem criou o comunismo?
Origem do comunismo.
(Foto: Reprodução)

Segundo Marx, o comunismo seria a evolução direta do socialismo e só chegaríamos a essa forma de governo através da luta de classes. A classe operária, trabalhadora e oprimida se levantaria contra os patrões e os controladores dos meios de produção, provocando a revolução, semelhantes a algo que podemos entender hoje como “o povo nas ruas”.

Isso aplacaria todos os problemas relevantes ao capitalismo, mas Marx não apresenta como seria a formação econômica dessa sociedade, o que é um grande abismo para a implantação desse sistema de forma eficiente.

Atualmente temos governos que se consideram socialistas e comunistas, como é o caso da China e Cuba, entretanto nenhum governo, nem mesmo a antiga União Soviética chegou perto de implantar um sistema próximo ao descrito por Marx, o que criou governos ditatoriais e totalitários que nada se aproximam com a ideologia democrática do comunismo.

Essa má fama, principalmente estimulada por governos predominantemente capitalistas, acabou gerando uma péssima imagem do sistema de governo, mas poucos sabem que atualmente diversos benefícios para a sociedade só foram possíveis devido a aproximação do comunismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.