Qual a importância do horário de verão

O horário de verão é um assunto bastante polêmico em todo o país, nem todas as pessoas gostam da sua alteração e muitas reclamam constantemente, ressaltando sempre a não adaptação fisiológica e o extremo cansaço que ela proporciona. Em contrapartida, outros adoram e dizem que nessa época conseguem aproveitar mais o dia.

A primeira adoção dessa sistemática no Brasil aconteceu em 1931 (no Governo Vargas), mas houve algumas modificações no decorrer desses anos até os tempos atuais, para melhor atender a abrangência nacional, se articulando pelas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Em relação aos estados que praticam essa medida anualmente, podemos citar:

Qual a importância do horário de verão
Relógio despertador.
(Foto: Reprodução)

» Distrito Federal
» São Paulo
» Rio de Janeiro
» Goiás
» Espírito Santo
» Minas Gerais
» Paraná
» Rio Grande do Sul
» Santa Catarina
» Mato Grosso
» Mato Grosso do Sul

O horário de verão se inicia no terceiro domingo de Outubro e acaba no terceiro domingo de Fevereiro, salvo quando sua data coincide com os dias de Carnaval, aí se faz prorrogado por mais uma semana. Desde 2008 esse tempo vem sendo dinamizado.

Qual a real importância do horário de verão?

A verdadeira finalidade do horário de verão é a redução do uso de energia artificial, evitando assim um consumo excessivo desse serviço na maior parte do país, principalmente nos horários de pico. Estima-se que a economia obtida nesse tempo seja de aproximadamente 4%.

Curiosidade

A Câmara dos Deputados está sempre em discussão sobre esse assunto e vem recebendo diversos projetos de leis para a abolição do horário de verão, justificando que a pequena economia não se faz tão vantajosa quando comparada aos prejuízos que produz, como danos à segurança pública e à saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.