Fc Noticias » Novidades » Quantos continentes existem no mundo

Quantos continentes existem no mundo

Veja no artigo quais são os continentes existentes na Terra e como são divididos. Confira!

     

O planeta Terra é todo cercado por água formado pelos Oceanos Pacífico, Atlântico Índico, Ártico e Antártico, mas a superfície onde vivem os seres vivos está definida como continentes, ou seja, as divisões territoriais extensas compostas cada qual com suas particularidades. Ao todo são cerca de 6 continentes que levam o nome da região que representam – América, Europa, Oceania, Antártida, África e a Ásia.

Apesar de existir diferentes divisões para os continentes, de acordo com a linha de estudo, é mais preciso afirmar que são apenas 6 continentes. Cada um dos continentes apresentam características diferentes como fatores econômicos, políticos, diversidade cultural, extensão territorial e outros pormenores. Analise cada um dos continentes existente no planeta e suas principais características:

Continente Americano

Continente Americano

América - Suas subdivisões atinge 42.054.927 km, separa-se portanto em três grandes territórios, comumente denominados como subcontinentes, América do Sul, América do Norte e a América Central que possuem grandes diferenças nos aspectos físicos econômicos e sociais.

Continente Europeu

Continente Europeu

Europa – Possui apenas 10.498.000 km de extensão, portanto é considerado um dos menores continentes. Em contrapartida está a sua economia bem organizada e desenvolvida que lidera os índices entre os melhores do mundo. Sua maior característica é a massa continental composta de pequenas ilhas próximas à Costa.

Continente Asiático

Continente Asiático

Ásia - Ocupa um terço das terras de todo o planeta, sendo o maior dos continentes, portanto o mesmo é banhado pelos Oceano Atlântico, Índico e Pacífico. Os países destaque são China, Japão e a Índia, que apresentam forte desenvolvimento econômico.

Continente Africano

Continente Africano

África – Possui um território de 30.264.000km em formato triangular, com costas retilíneas e planaltos. Caracterizado como o mais pobre e subdesenvolvido continente, ocupa a terceira posição em extensão e população.

Continente Oceânico

Continente Oceânico

Oceania - O continente mais isolado do mundo, possui cerca 8,4 milhões de km de extensão, sendo este o menor de todos. O maior país pertencente a esse continente é a Austrália que ocupa quase todo o território.

Continente Antárctico

Continente Antárctico

Antártida - Está situado na região polar astral, define 10% da área continental do planeta, mas 98% do seu território é coberto por gelo e comporta 90% de toda a água doce existente no mundo. É portanto o território mais seco, frio, ventoso, elevado que existe na Terra.

Textos Relacionados:


Quer comentar ?