Quantos anos durou a ditadura militar no Brasil

Na verdade o Brasil passou por dois regimes ditatoriais, o primeiro na Era Vargas ( 1930 -1945), tendo como período mais autoritário o Estado Novo. Em 1964 um golpe de Estado acaba por impelir uma nova ditadura no Brasil, essa de caráter militar, que  perduraria por longos 21 anos, marcada pela censura, inexistência de direitos democrático, repressão e perseguição. Versaremos um pouco mais sobre o período militarista do país, aprofundando em algumas questões importantes para a compreensão do tema.

Regime
No regime militar foram suprimidos os direitos democráticos e políticos dos cidadãos.

Durante muito tempo sustentou-se o discurso de que o o Golpe de 1964, teve carácter nacionalista por excelência, no entanto a recente divulgação de documentos secretos do período  mostraram que a queda de Jango, foi esteada também em interesses externos. Para intender isso devemos fazer uma rápida alusão ao contexto histórico do período, onde duas potências mundiais disputavam a hegemonia no campo econômico, político e  militar, Estados Unidos (capitalismo) e União Soviética (Socialismo).

João Goulart

O então presidente do Brasil simpatizava com algumas ideias socialistas, isso chegou aos ouvidos Norte Americanos, já insatisfeito com a política protecionista brasileira de nacionalização do petróleo e o fomento a produção de laranja, mercado dominado pelo Tio Sam, que começou a maquinar uma forma de destituir o líder tupiniquim.

Com agentes da Cia Infiltrados no Brasil começou a se arquitetar o plano para a derrubada do presidente, isso se tornou ainda mais viável devido a amizade entre Castelo Branco e um oficial de alta patente do exercito americano Vernon Walters. No entanto, a ajuda americana foi um tanto simbólica visto que Jango preferiu a rendição. Dessa forma deu-se o inicio do regime militar no Brasil.

* Marechal Castelo Branco(1964-1967):

Esse foi o ditador que inaugurou o regime militar, logo que sobe ao poder impõe medidas que ficaram conhecidas como atos institucionais, no quais estabelecia eleições indiretas para a presidência, suprimia os direitos do povo, cassava mandatos políticos, e polarizava o palco político entre dois Partidos Arena e MDB.

* Marechal Costa e Silva (1967-1969):

Seu governo representou radicalização a ditadura no país, onde os resquícios de direitos democráticos ainda restantes foram suprimidos pelo A.I.5. Empreendeu forte repressão aos movimentos e grupos opositores,

* Emílio Garrastazu Médici (1969-1974):

A repressão se tornou ainda mais intensa, meios de comunicação sofreram censura de todas as formas, nesse período os porões das delegacias passam a ser palco de torturas e assassinatos com maior frequência, foi o mais linha dura entre os ditadores, onde o direito a liberdade da população era inexistente.

* General Geisel (1974-1979):

Nesse período a  mão de ferro se torna mais leve com revogação do AI 5, ao passo que o país passava por uma grave retração econômica devido a crise do petróleo, o que fez ganhar força a oposição legal. Um projeto de retomada política ” lenta e gradual” que mostrava o tom conservador da mudança.

* João Batista Figueiredo  (1979-1985):

último militar a ocupar a cadeira da presidência do país, esse foi eleito por eleições indiretas e logo que chegou ao poder se deparou com a grave crise econômica nacional, que contribuía ainda mais para insatisfação do povo, o que culminou no movimento das Diretas Já.

Em 1985 entra no poder através do voto indireto, o presidente Tancredo Neves, no entanto esse vem a óbito poucos dias após a vitória em seu lugar assume o vice-presidente José Sarney, marcando assim o fim propriamente dito do período militar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.