Quantas opções de curso posso escolher no Sisu

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é um dos principais projetos do Governo Federal desenvolvido para a área educacional de ensino superior. Suas diretrizes são todas articuladas pelo MEC (Ministério da Educação) que em junção com as instituições públicas superiores disponibilizam vagas em seus cursos para os alunos do país.

Os candidatos só poderão participar dessa seleção se tiverem realizado o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e obedecerem todas as regulamentações impostas por ambos programas. Mesmo tendo uma ampla concorrência, esse sistema é responsável por proporcionar oportunidades únicas para que milhares de estudantes se especializem e consigam ter carreiras de prestígio.

Se você que participar desse processo, mas está em dúvida sobre como é articulado o seu funcionamento, confira o questionário a seguir e aproveite todas as informações para se inscrever no próximo processo seletivo.

Quantas opções de curso posso escolher no Sisu
Tira dúvidas.
(Foto: Reprodução)

⇒ 1. Como se inscrever?

As inscrições do Sisu são realizadas duas vezes por ano, uma no primeiro semestre (Janeiro/Fevereiro) e outra no segundo (Junho/Julho). Não existem taxas para a promoção dessa ação, é necessário apenas que o aluno tenha feito o Enem do ano anterior ao da inscrição e tenha uma nota superior a zero na redação dessa avaliação.

Observação: Fique atento ao portal do Sisu para saber qual será o período em que os candidatos poderão se cadastrar.

⇒ 2. Quais os documentos necessários para a inscrição?

Para efetuar esse processo, basta apenas que o candidato informe o número de inscrição do Enem (do ano anterior) e a senha cadastrada para a execução do exame. Caso tenha perdido esses dados, poderá recuperá-los no portal do Enem.

⇒ 3. Quantas opções de curso podem ser escolhidas?

Cada candidato poderá escolher até duas opções de curso em cada edição do Sisu, independente da região onde se localiza a instituição.

⇒ 4. Os cursos podem ser alterados?

Sim, mas essas modificações só podem ser efetuadas enquanto estiver acontecendo o período de inscrição. Assim que esse tempo acabar, as últimas opções escolhidas serão as que vão valer no momento da disputa de vagas.

⇒ 5. Como conseguir uma vaga com mais facilidade?

É essencial que os candidatos tirem notas boas no exame, para serem aprovados logo na primeira chamada, mas existem outras ferramentas que podem ser associadas a esse processo que auxilia muito, como o acompanhamento dos cursos escolhidos, as notas de corte, posicionamento, etc.

Portanto, procure ter um tempo livre todos os dias para acompanhar o portal do Sisu e se informar sobre esses fatores. Mude suas opções de curso de acordo com as suas análises. Não perca tempo, porque essa oportunidade está em suas mãos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.