Fortalecimento de tornozelo fisioterapia tira dúvidas

A região inferior do corpo é responsável por proporcionar boa parte do equilíbrio dos indivíduos, fazendo com que eles consigam ficar em pé em posição ereta, caminhar, correr, abaixar, sentar, levantar, pular, entre outros demais movimentos.

Por se tratar de uma área que sofre bastante pressão, é muito comum que incômodos surjam no decorrer da vida, principalmente nos adultos, idosos e pessoas que possuam alguma disfunção interligada com a saúde da sua musculatura, ossos e articulações.

Os tornozelos são considerados como algumas das partes mais reféns desse processo, porque são expostos constantemente a prejuízos físicos que ocasionam diversos sintomas desconfortantes. Se você está passando por essa situação, confira o questionário a seguir para saber o que fazer.

O que causa os incômodos nos tornozelos?

Fortalecimento de tornozelo fisioterapia tira dúvidas
Representação de um tornozelo.
(Foto: Reprodução)

Existem múltiplas patologias que podem favorecer ou provocar esse processo, como torções (entorses), lesões, infecção nas articulações, gota, artrite reumatoide, osteoartrite, bloqueio de vasos sanguíneos da perna e síndrome de Reiter.

Quais são os sintomas que indicam que algo está errado?

As lacerações dos ligamentos e de outras particularidades é que costumam promover os sintomas, como dor, inchaço, hematomas, sensibilidade da região e dificuldades de locomoção. A intensidade e frequência da apresentação desses itens varia de acordo com o organismo do indivíduo.

O que fazer?

O mais indicado nesses casos é procurar a ajuda de um profissional da área da saúde o mais rápido possível, de preferência de um ortopedista, que são os especialistas da área. Clínicos gerais, reumatologistas e infectologistas também podem promover o diagnóstico do paciente.

Quais são as formas de tratamento?

Os métodos de tratamento são ministrados de acordo com a gravidade do quadro, podendo variar entre diminuição da efetuação de exercícios físicos, repouso da articulação, uso de medicamentos, aplicação de compressas quentes ou frias, imobilização da região, terapia, sessão de fisioterapia e procedimentos cirúrgicos.

Como a fisioterapia pode auxiliar no fortalecimento dos tornozelos?

A fisioterapia é um dos tratamentos fundamentais para a recuperação do bom funcionamento dos tornozelos, porque efetua o fortalecimento do trauma, auxiliando na redução dos sintomas, melhorando o equilíbrio corporal, a propriocepção, mobilidade articular, força e desempenho muscular.

Observação: A quantidade de sessões e os exercícios manipulados com ou sem a ajuda de um profissional também vão variar de acordo com a gravidade do caso.

Aviso!

Todos os dados contidos acima se tratam apenas de um informativo para pesquisas. Para maiores orientações é recomendado que a orientação médica seja procurada. Quanto antes esse apoio for buscado, menos danos serão promovidos para os tornozelos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.