Qual o rio mais poluido do mundo

Os rios e cursos d’água são de importância primaz para o mantenimento dos ecossistemas naturais, além de desde sempre figurar como pilar primário para o mantenimento da humanidade. Nos humanos utilizamos os rios de diferentes maneiras e com diversas finalidades, das quais podemos destacar a pesca, obtenção de energia elétrica, captar água para consumo, irrigação das plantações e como via de transporte hidroviário.

Civilização e Poluição das Águas

Basta olhar para os livros históricos para notar que as maiores civilizações que já passaram pela Terra logravam-se as margens dos grandes rios, no início se adaptavam as exigências da natureza, e essas águas muitas vezes passavam a ser mitificadas iconologicamente.

Com o passar das eras o homem foi aperfeiçoando suas técnicas e paulatinamente desenvolveu o arcabouço necessário a dominação da natureza, dai em diante começa a ver o crescimento demográfico e administração de recursos naturais para suprir as necessidades e desejos do homem. Nesse processo os rios jamais podem ser desconsiderados sendo grandes viabilizadores do desenvolvimento até chegar nos dias atuais.

Citarum
O Rio Citarum se enquadra entre as 15 regiões mais tóxicas do mundo.

Os cursos fluviais criam contornos próprios, nascem de filetes de água que vão percorrendo caminhos até se encontrem com outros e assim continuar seu curso até desembocarem em cursos d’água maiores e nesse ritmos aos poucos surgem os rios, lagoas e lagos, muitas vezes findando-se nos mares. Entretanto, o homem agindo de forma impetuosa incorre intervenções nos rios de forma a causar impactos ambientais graves, comprometendo toda vida dependente daquele manancial.

Uma das atividades humanas que mais afligem a saúde das águas sem dúvida é a poluição, um problema grave que acomete principalmente rios próximos a grandes centros urbanos, recebendo todo tipo de detrito. Existem por todo mundo rios com os percentuais de contaminação muito  altos, mas um em especial desponta na frente de todos os outros, o Rio Citarum na Indonésia.

Rio Citarum

O Rio Citarum nasce na Ilha de Java Indonésia e percorre cerca de 300 Km antes de desaguar no Mar de Java, a cerca de duas décadas o Rio ainda era limpo abrigava ainda uma grande biodiversidade  e varias comunidades ribeirnhas tiravam seus provimentos da pesca. Mas isso tudo acabou, com o crescimento industrial  e a  urbanização sem planejamento e desenfreada, combinada a falta de uma legislação ambiental fez com que mais de 500 indústrias têxteis se instalassem no arredores do rio e neles lançassem todo seu esgoto, além dos detritos domésticos, sem nenhum tipo de tratamento prévio.

A Poluição no Citarum chegou níveis tão altos que é considerado um dos quinze locais do mundo mais tóxicos, os moradores de baixos poder aquisitivo, que outrora pescava, agora vê se obrigada a revirar a lata de lixo que o rio se tornou em busca de algo que possa ser reaproveitado, inclusive para a alimentação.

A situação em que o Rio Citarum  se tornou insustentável, tanto que foi aprovado em 2008 um investimento de 500 milhões de dólares para a despoluição de suas águas, empreita que deve durar 15 anos, uma tentativa de dar de volta um pouco da vivacidade que o rio um dia experimentou e proporcionou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.