Qual o Estado de Brasília

Capital do Brasil

Brasilia é a capital do Brasil, abriga em suas dependências o Superior Tribunal de Justiça, a sede do poder Executivo, Superior Tribunal Federal  e Câmara dos Deputados. Hospeda mais de uma centena de embaixadas e é casa da maioria das grandes empresas brasileira, por isso figura como o centro administrativo do país.

Distrito federal

O Distrito Federal, onde Brasília está contida, é muitas vezes tratado erroneamente como um Estado, na verdade  é uma território dotado de autonomia composto por trinta regiões administrativas mais conhecidas com cidades satélites mais a capital federal. O DF não pode ser definido nem com um município nem como um Estado, é uma unidade federativa atípica, que conta com uma câmara, governador ( mas não possui prefeito), deputados e senadores. Apesar de se localizar geograficamente no Estado de Goiás, é totalmente independente e segregada a qualquer outra unidade federativa.

Brasilia é a capital do Brasil, lograda no Distrito Federal.
Brasilia é a capital do Brasil, lograda no Distrito Federal.

Antes de Brasília se tornar a capital, a sede da administração do país era o Rio de Janeiro, no entanto desde a primeira constituição, já havia sido cogitada uma possível mudança da capital para as areas centrais do país onde se compreende hoje o centro-oeste. Em 1891 foi enviado para a região do planalto central uma comissão que visava fazer um levantamento de todos aspectos do local. Em 1922 já havia uma definição do território da nova cede da cúpula do poder, mas o projeto foi engavetado.

Projeto de Brasília

O projeto foi  retomado em 1955 pelo então candidato a presidência Juscelino Kubitschek, com o famoso pacote de metas denominado ” 50 anos em 5″. Em 1960 portanto, nascia Brasília, a partir da colaboração dos arquitetos  Lúcio Costas e Oscar Niemeyer. Apesar de ter sido edificada em com grande celeridade a cidade só se tornaria cede física do União na década de 1970 com a Ditadura Militar.

Brasília não é apenas mais uma simples capital, recebeu o título de  Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco por ter sido erguida do zero para se tornar a nova sede do governo federal e ainda por abrigar singular importância para a arquitetura  em âmbito mundial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.