Qual a primeira lei de mendel

Mendel deu uma grande introdução aos estudos da genética que conhecemos hoje em dia, os seus estudos sobre genes (ainda não conhecido por ele) o fez formular a sua primeira lei, “Cada caráter é determinado por um par de fatores genéticos denominados alelos. Estes, na formação dos gametas, são separados e, desta forma, pai e mãe transmitem apenas um para seu descendente.” Essa lei foi de fundamental importância para a genética.

Mendel

Gregor Mendel foi um monge é um entusiasta cientifico, ficou famoso e conseguiu preencher alguma lacunas da teoria da evolução devido seus experimento genéticos em ervilhas.

Em seus experimentos ele pegou varias espécies de plantas, mas sempre procurando espécies puras, uma das plantas era uma espécie de ervilha verde, enquanto outra era um espécie amarela, Mendel tentou reproduzir as duas espécies para observar as cateterísticas das futuras gerações.

sementes

Logo ele observou que as próximas gerações também eram amarelas, assim foi até a quarta geração, e assim de forma continuar, com isso Mendel observou uma proporção que sempre era aplicada, devido ao gene dominante que conhecemos hoje, a proporção das sementes sempre eram de três amarelas para uma verde, assim foi fundamentada uma proporção de 3:1.

Isso foi de fundamental importância para entender as características genéticas que carregamos hoje, a proporção sempre seria a mesmo do pai e da mãe, os estudos de Mendel ficaram esquecidos por certo tempo até o inicio do século XX onde seus estudos foram mais aprofundados pelo americano Walter S. Sutton, desde então o quadro genético de proporção tem sido o mesmo até hoje.

Graças a Mendel e seus experimentos tivemos um dos primeiros passos na genética e no estudo dos cromossomos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.