Qual a pontuação máxima do ENEM

A cada edição do Exame Nacional do Ensino Médio, são elaboradas questões baseadas nas competências predeterminadas.

Matérias Cobradas no ENEM

As disciplinas enumeradas são: Ciências Humanas, Linguagens, Matemática e Ciências da Natureza, para cada competência avaliada, existe uma nota, e assim soma-se a média final junto à nota da redação. O cálculo das médias em cada uma das quatro áreas de conhecimento é feito a partir da metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), onde o avaliador buscará medir o conhecimento das questões através do comportamento observado em testes.

NOTA ENEM
A notas do Enem podem ser consultados no site do INEP.

Essa é uma forma de determinar o próprio peso para cada prova e ao mesmo tempo organizar os critérios para que a distribuição das vagas no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do Ministério da Educação (MEC), ocorra de forma mais correta.

Redação ENEM

A nota da redação, possui variação entre 0 e 1.000 pontos e a mesma é corrigida por dois corretores de forma independente. Os mesmos também atribuirão uma nota entre 0 e 200 pontos para cada uma das outras 4 competências do exame, onde a nota total de cada corretor será referente à soma das notas dadas a cada uma das competências.

As notas

Os limites da nota atribuída dentro de cada área, deverá sofrer alteração de acordo com o nível de dificuldade das questões e o comportamento dos candidato em cada questão. Por causa dessa nova técnica de avaliação não existe nota mínima e máxima pré-fixados para cada área avaliada, uma vez que a cada edição essa pontuação acabando sofrendo algumas alterações representativas. No entanto, já foram enumeradas as maiores e menores notas da última edição do Enem realizada.

Média de nota por Disciplina

Ciências da Natureza e suas Tecnologias:

  • Menor nota: 301,1
  • Maior nota: 864,9

Ciências Humanas e suas Tecnologias:

  • Menor nota: 295,6
  • Maior nota: 874,9

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias:

  • Menor nota: 295,2
  • Maior nota: 817,9

Matemática e suas Tecnologias:

  • Menor nota: 277,2
  • Maior nota: 955,2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.