Quais são as fontes da matriz energética

Matriz energética configura as fontes de energia disponíveis ao homem que podem ser realocadas para as necessidades da população, oferecendo dados quantitativos sobre os recursos energéticos de cada lugar. Com o crescimento dos ideais sustentáveis  diga-se de passagem imprescindível para que o planeta continue tendo capacidade de abrigar vida, as matrizes energéticas ganharam um grande enfoque na mídia e também nas discussões governamentais, e embora que de forma paulatina, as questões tem sido encaradas com mais dignidade e importância.

energia
Um dos grandes desafios da humanidade é produzir energia de forma sustentável

Convencionalmente as matrizes energéticas são divididas em dois grupos, renováveis e não renováveis. As renováveis são aqueles recursos sem prescrição de escassez, ou seja, que embora sejam explorados não serão limitados, mesmo assim podem causar impactos ambientais. As principais fontes renováveis são:

 – Energia Eólica: Transforma em energia mecânica ou elétrica a força cinética do vento,  o problema é que a implantação dos aerogeradores é muito cara e restrita a lugares com incidência de vendo regular.

Energia Solar: Figura entre as chamadas energias limpas, por não produz impactos ecológicos malévolos, utilizando placas solares consegue transformar a energia advinda do sol em energia elétrica. O problema é que o custo para a implantação desse sistemas são caros o que desincentiva o seu uso.

Matrizes
Matrizes solar e Eólica, fontes de energia limpa

Energia hidrelétrica: Essa forma de energia explora o potencial hídrico de uma região, para isso, é preciso construir uma grande estrutura, as hidrelétricas, desviando curso dos rios para o represamento d’água. Nesse processo a energia mecânica é transformado em energia elétrica através dos movimentos das turbinas.

– Biocombustíveis: Energia advinda da queima queima de materiais orgânicos  Um campo amplo que já está sendo explorado por diversos países inclusive o Brasil.

O segundo grupo, as matrizes não renováveis, aquelas que corre o risco de desaparecerem se não utilizadas com cautela, são matérias  que o planeta levou milhões de anos para estocar, e a velocidade com que exploramos não é acompanhada pela renovação natural . As principais fontes de energia não renováveis são:

– Combustíveis fosseis: Petróleo, Gás natural e o carvão mineral, com um destaque para o primeiro, juntos figuram a maior matriz energética atual, um dos maiores problemas disso é a emissão de C02 na atmosfera, este que é o principal agravador do efeito estufa.

Combustíveis Nucleares: Com ênfase maior para o Urânio, é muito utilizada em países com pouco potencial hídrico  considerada uma energia limpa é uma alternativa aos combustíveis fosseis.Os problemas maiores dessa matriz é o destino dos detritos nucleares refugados e a contingência de algum acidente nuclear, cujo os impactos são gravíssimos.

A maior parte da matrizes energéticas do mundo ainda são os combustíveis fosseis, um questão duplamente ruim, esse tipo de energia, como já foi dito, não se renova e os impactos naturais causados pelos seus subprodutos estão contribuindo de forma assídua para a deterioração dos ciclos naturais do planeta.

Os veículos automotores são em grande maioria movidos por uma fonte secundaria dos combustíveis fosseis, a tão conhecida gasolina. Além destes principais utilizadores dos recursos findáveis estão os gasodutos, as indústrias e as usinas nucleares. Um dos maiores desafios em substituir essas fontes por matrizes sustentáveis é o alto custo, pois na roda do lucro o investimento nunca pode ser maior que o retorno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.