Procedimentos usados para avaliar o estado fetal

O período gestacional produz muitas transformações no corpo da mulher, por isso o pré-natal se faz essencial, porque somente com esse acompanhamento o obstetra poderá se certificar de que a gravidez está ocorrendo em perfeito estado, realizando diversos cuidados com a saúde da mamãe e do feto, além de observar o seu desenvolvimento.

No ramo obstétrico existem vários exames e procedimentos que podem ser feitos pela mulher para avaliar o desenvolvimento do feto e a sua saúde gestacional. Através da observação médica e dos sintomas sentidos pela grávida é que eles serão pedidos, sendo que alguns deverão ser realizados por precaução ou para a obtenção de algumas informações.

Principais procedimentos usados

Procedimentos usados para avaliar o estado fetal

» Análise da urina: exame rotineiro para levantar informações sobre a saúde da mulher;

» Ecografia: ultrassonografias realizadas para observar o desenvolvimento do feto;

» Cardiotocografia: exame realizado nos últimos meses da gravidez para avaliar se o feto tem ou não condições de enfrentar um parto normal;

» Amniocentese: procedimento realizado para a visualização do feto quando o médico suspeita de algum risco que o mesmo possa estar sofrendo.

Obervação: todos os exames acima são indolores.

Durante toda a gestação, o crescimento do feto deve ser observado atentamente, para saber se existe ou não se há alguma anomalia presente em seu desenvolvimento. Portanto, assim que souber da gravidez, procure imediatamente um ginecologista ou obstetra, para que todos os procedimentos necessários sejam realizados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.