Por que fumar pode provocar câncer?

Não é de hoje que ouvimos dizer que o cigarro pode provocar varias doenças, entre elas o temido câncer de pulmão, que tem uma alta taxa de mortalidade. A verdade é que grande parte de doenças relacionadas ao coração e a circulação estão ligadas de alguma forma ao uso do cigarro. Observe as embalagens do cigarro verá as graves consequências que podem ocorrer devido o consumo.

Câncer provocado pelo cigarro
Cigarro pode provocar Câncer
foto: reprodução

O cigarro em si provoca o câncer, devido as diversas substâncias tóxicas contidas em sua composição. Entre elas podemos destacar as três mais graves: a nicotina é a primeira delas, ela provoca dependência do cigarro, no qual a substância age diretamente no cérebro. O seu efeito é mais rápido que o da cocaína e está associada a problemas de circulação. A segunda substância que tanto oferece risco é o monóxido de carbono, ele é o mesmo que encontramos saindo do escapamento dos carros.

O monóxido de carbono também é um dos responsáveis pela dependência do cigarro, ele irá direto para a corrente sanguínea sendo transportado pela hemoglobina, dessa forma diminui a oxigenação no organismo, quando você para de fumar por certo tempo o seu corpo volta a oxigenação anterior, causando dores de cabeça que logo associa a falta de cigarro. Essa substância é que vai escurecendo o  pulmão.

A terceira substância á o alcatrão que vai ser a responsável pela maioria dos tipos de câncer que são adquiridos fumando cigarro. No alcatrão há várias substâncias cancerígenas como polônio, chumbo e arsênio, praticamente todo câncer ligado ao cigarro como câncer de boca, laringe, pulmão ou estômago está ligado á essa substância. Só no Brasil 90% dos casos de câncer de pulmão estão ligados ao cigarro, esse também é o câncer com maior taxa de mortalidade do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.