Pontos com menores altitudes

A terra, ao contrário do que possa parecer, não possui um formato esférico perfeito, ela é cheia de elevações e declínios, portanto possui pontos altos e baixos. Para calcular essa diferença constante entre a altitude de um local e outro usamos como referência o nível do mar, apesar de alterar, ainda é o nível no qual podemos fazer a comparação.

local com menor altitude
Menores altitudes
(Foto: Reprodução)

Quando um objeto sobe na atmosfera ele acaba se resfriando e praticamente congelando, isso só ocorre nas camadas da terra que contém oxigênio, ou seja, nas camadas até a troposfera, isso se deve porque o oxigênio e outros gases em baixa quantidade conduzem menos calor irradiado, o que acaba resfriando essa camada. As camadas já são mais aquecidas e por isso vemos sempre espaçonaves pegarem fogo ao entrarem novamente na atmosfera terrestre, calculando as altitudes podemos estimular a peca de -1° C para cada 150 m ou seja seriam mais ou menos –6,4° negativos para cada 1 km percorrido na atmosfera, isso também explica porque os cumes das montanhas sempre tem neve.

Já quando pensamos ao contrario, quando diminuirmos a altitude a  tempera só se altera porque o centro da terra e composto por um núcleo que aquece ajuda a aquecer a terra e criar o seu campo magnético, por isso tempos altas temperaturas e muita lava, o grande problema da profundida e a pressão, quando descemos muito na crosta terrestre ou abaixo do nível do mar a pressão exerce uma força muito grande, e por isso que nunca conseguimos perfurar até o centro da terra, o máximo que o ser humano conseguiu perfurar foi cerca de 64 km para o interior antes da pressão se elevar tanto que nenhuma broca suportaria, dificilmente você verá um local que se mantenham com uma altitude muito pequena pois a pressão seria insuportável. Isso explica porque mergulhadores de profundidade tem de ficar até uma semana em câmaras de descompreensão para não morrerem ao subir de tais profundidades, pois o corpo humano não suportaria a súbita troca de pressão.

É muito difícil dizer exatamente qual o local com a menor altitude, mas atualmente sem levar em consideração pontos no fundo do oceano ou cavernas inexploradas e tuneis criados pelo homem, temos como local mais baixo da superfície terrestre a Antártica no local chamado Fenda Subglacial Bentley que fica a 2.555 m abaixo do nível do mar e como local mais alto temos o Monte Everest no Nepal com 8.848 metros acima do nível do mar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.