Vitaminas lipossolúveis carência

As vitaminas são substâncias essenciais para o bom funcionamento do organismo e além de fornecerem energia para o corpo também estão envolvidas no funcionamento do metabolismo e reforço do sistema imunológico do corpo, assim como na formação de tecidos e ossos. E as vitaminas são agrupadas de acordo com a sua solubilidade, assim a classificação das vitaminas são:

vitaminas lipossolúveis
As vitaminas são essenciais para o bom funcionamento do organismo.
(Foto: Reprodução)

Hidrossolúveis: todas que são solúveis em água, exemplos desse tipo de vitamina são a vitamina C e B que podem ser encontradas, principalmente, em soluções liquidas. No caso de consumo excessivo podem ser facilmente expelidas pela urina não causando problemas. Já a sua carência pode trazer doenças e causadas pela baixa imunidade.

Lipossolúveis: são todas as vitaminas solúveis em gordura, exemplos desse tipo de vitamina são as A, D, E e K. O consumo excessivo desse tipo de vitamina acaba sendo acumulado nos depósitos de gordura, o que não é vantagem para o corpo, já que o excesso do consumo pode acarretar na intoxicação do organismo.

As vitaminas lipossolúveis acabam sendo evitadas juntamente por serem encontradas em alimentos que tem mais calorias, entretanto evitar o consumo desse tipo de vitamina pode causar problemas maiores ainda. A falta de vitamina A por exemplo, pode causar cegueira noturna, podendo evoluir para uma cegueira definitiva. Já a carência de vitamina D pode causar raquitismo em crianças e osteomalacia nos adultos, além e aumentar o risco da osteoporose. Portanto, o consumo desse tipo de vitamina é essencial, o importante é ter uma dieta balanceada para que não haja excesso ou carência de vitamina no organismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.