Para onde vão os esgotos de Manaus

Em Manaus existe um grande problema de saneamento básico, os manauaras ainda despejam muito dejetos em lugares inapropriados, até mesmo a água usada na própria rua dando aspectos negativos a própria cidade.

A água suja jogada de qualquer maneira sem o escoamento adequado acaba se acumulando no asfalto e por muitas vezes acaba até trazendo mau cheiro para as ruas, ainda pode causar danos até mesmo ao próprio asfalta que se deteriora mais rápido com os produtos químicos que são despejados com a água usada.

esgoto

Apenas 15% da cidade tem cobertura de esgoto, outra porcentagem também mínima e o numero de fossas que são usadas para esse fim, ou seja, a maioria da população de Manaus não tem esgoto ou fossa para amenizar essa situação, Manaus se encontra entre os piores saneamentos básicos do Brasil.

O plano diretor para o saneamento básico de Manaus prevê que até 2026 pelo menos 70% de todo o esgoto será coletado e tratado de forma adequada, entretanto a uma enorme intenção de dar um grande salto no saneamento básico nesse ano ainda.

esgoto

Possivelmente a grande razão para esse problema abrangente e a falta de uma lei orgânica municipal que vise à proibição desse tipo de eliminação de dejetos e de água suja.

 Manaus ainda não tem esse tipo de lei totalmente implementada, por exemplo: não existe uma lei fundamentada que obrigue a criação de fossas em áreas onde o esgoto não passa, outro ponto a ressaltar e a falta de fiscalização, esse é um ponto critico não só em Manaus mas em todo o país, o que acaba deixando muitos infratores impunes.

O sistema de esgoto que agora é estipulado pela Manaus Ambiental prevê o investimento de mais de 2 bilhões de reais nos próximos anos para aumentar em pelo menos 60 % o sistema de esgoto, atualmente ela conta com 52 estações de esgoto que cobrem cerca de 470 km por pelo menos 14 cidades, com esse investimento o numero de estações deve subir em pelo menos 30%

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.