Palácio do Itamaraty Brasília

Brasília possui vários monumentos históricos que contam um pouco da história da capital do país, sendo um deles o Palácio do Itamaraty ou Palácio dos Arcos. Essa estrutura foi projetada pelo ilustre arquiteto Oscar Niemeyer, tendo em sua composição o paisagismo assinado por Roberto Burle Marx, vários painéis de artistas renomados mundialmente, tal como Sérgio Camargo, Athos Bulcão e Rubem Valentim, além de várias obras presenteadas por embaixadas estrangeiras locais.

Outro detalhe bastante destacado no palácio é o espelho d’água que cerca toda a sua extensão. A sua frente possui uma estrutura feita com mármore, chamado de Meteoro, que foi desenhada por Bruno Giorgi, que representa os cinco continentes do mundo. Ainda é possível visualizar várias obras de arte em sua parte interna, juntamente com vários jardins que deixam o ambiente ainda mais encantador.

Palácio do Itamaraty: arquitetura, finalidade e visitação.
Palácio do Itamaraty.
(Foto: Reprodução)

Construção

O Palácio do Itamaraty começou a ser construído no ano de 1960, sua inauguração foi realizada cerca de dez anos depois, na data de 20 de Abril de 1970. Atualmente possuí 13 metros de altura, com três andares e 84 metros por 84 metros de diâmetro.

Finalidade

A principal finalidade dessa estrutura é abrigar o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, recepcionando figuras importantes, tanto do meio nacional  internacional.

Visitação

Para realizar uma visita ao Palácio do Itamaraty é necessário que um agendamento seja feito anteriormente por telefone (061) 2030-8051. Ela deve ser acompanhada por um dos guias locais, que fazem os passeios de uma em uma hora com os visitantes, que devem permanecer sempre por perto durante esse período.

Horário de visitação

» Entre segunda à sexta-feira: das 14 horas às 16 horas da tarde.

» Sábados, domingos e feriados: entre às 10 horas da manhã às 15 horas da tarde.

Localização

Brasília – Distrito Federal.

Esplanada dos Ministérios.

Bloco H, Zona Cívico-Administrativa.

CEP 70170-900.

Observação: as visitas guiadas são oferecidas em português, espanhol, francês e inglês, sendo que não são oferecidos mais que um idioma por passeio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.