Qual deserto maior do mundo

Terra (chamada popularmente de mundo azul) é um dos corpos celestes existentes no sistema solar, considerado como o único planeta onde é conhecida a existência de vida. Sua formação aconteceu há aproximadamente 4,56 bilhões de anos, dando lugar a reprodução, desenvolvimento e evolução de várias espécies da fauna, flora e também dos seres humanos.

Em sua extensão, é possível encontrar uma rica biodiversidade de ecossistemas, como os desertos. Essas áreas apresentam poucas condições para a manutenção da vida, principalmente no sentido de impedir ou dificultar a habitação humana. Possuem características áridas, com baixos índices pluviométricos, pouquíssimos recursos alimentares, entre outras particularidade.

Os dois maiores desertos do mundo – de origem polar e subtropical, identificados até hoje são:

Antártida

Esse continente (polar), é considerado como o mais frio e seco de todo o planeta. Sua extensão compreende a uma área total de aproximadamente 14.000.000 quilômetros quadrados, tendo o maior índice de ventos, com velocidades de até 100 quilômetros por hora e média de altitude da Terra, com cerca de 2.000 metros.

Observação: As fortes ventanias podem durar vários dias nessa região, chegando a até 320 quilômetros por hora em suas localidades costeiras.

Suas temperaturas variam entre – 10 °C à – 89,2 °C. Devido a essas condições, o deserto da Antártida não possui uma população permanente, apenas comunidades provisórias, sendo a maioria delas compostas por pesquisadores, cientistas e colaboradores das bases polares, tendo como os seus dois principais assentamentos a Villa Las Estrellas e a Base Esperanza.

Qual deserto maior do mundo
Deserto da Antártida.
(Foto: Reprodução)

Saara

O deserto do Saara (subtropical), é caracterizado como o mais quente do mundo, sendo o segundo maior em extensão territorial, onde compreende aproximadamente 9.000.000 quilômetros quadrados. Sua área se situa em uma região de planalto, compreendendo várias cadeias montanhosas, com a presença de rochas e muita areia.

Fica localizado no norte do continente africano, entre os países Chade, Sudão, Egito,  Argélia, Líbia, Tunísia, Mauritânia e Mali, além disso, faz fronteira com o Mar Mediterrâneo, mar Vermelho, Oceano Atlântico e rio Níger.

Possui dunas formadas por perigosas tempestades de areia, oásis com pequenas faixas de terra e vegetação. Suas chuvas são bem raras e as temperaturas bastante oscilantes, chegando a fazer 50 °C durante o dia e apenas – 5 °C à noite.

Devido a todas essas particularidades, é quase impossível sobreviver no deserto do Saara, com isso, pouquíssimos povos habitam o local, como os beduínos e tuaregues. Ambas comunidades (principalmente a dos beduínos), tem o hábito de atravessar toda essa extensão desértica com camelos, realizando comércios ambulantes.

Qual deserto maior do mundo
Deserto do Saara.
(Créditos da foto: http://aracajulisboayatenas.blogspot.com.br/)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.