Micose na unha

pés
livre-se das micoses e tenha unhas bonitas e saudáveis

Onicomicose ou micose nas unhas é um doença de origem fúngica, estes se alimentam da queratina, substância componente das unhas. Esses mal é mais comum nos pés, a umidade principalmente favorece o desenvolvimento do patógeno.

Alguns sinais podem evidenciar um possível ataque de fungos, unhas com mudança na coloração sem nenhum trauma mecânico, enrijecimento e escamação da superfície, manchas debaixo da unha, deformidades,  engrossamento da ungueal, são os principais sintomas da micose, que pode se desenvolver, e chegar até quadros de  onicomicose distroficas, onde a perda da unha é total.

Formas de contágio da onicomicose

Normalmente os fungos são transmitidos por contato direto ou indireto com indivíduos contaminados, vestiários  banheiros, piscinas podem ser um meio transmissor, compartilhar objetos é campeão em contaminações, principalmente  nos salões de beleza onde muitas manicures não esterilizam corretamente os utensílios.

onicomicose

Algumas medidas simples pode prevenir a contração da patologia, adquira seus próprios utensílios de unha, lave sempre os pés e as mãos, seque-os bem e não utilize sapatos com os pés molhados.

Formas de tratar a Micose nas unhas 

O tratamento para as unhas em casos mais brandos é feito apenas com o uso de soluções, esmaltes e pomadas antifungos sobre o tecido ungueal doente, nos casos mais graves administra-se medicamentos via oral, dos quais se destaca o fluconazol e a terbinafrina.

Apesar de longo o tratamento requer muita paciência do doente, isso porque, a unha cresce por mês cerca de 2 mm e demora quase um ano para se regenerar por inteira e o fungo só desaparece ao fim de todo esse processo. Durante esse tempo não pode ser suspendida aplicação medicamentosa, não dando brecha para o fungo desenvolver-se novamente. O uso da do medicamento oral é mantido pode até no máximo quatro meses, já o externo é presente em todo o tratamento de forma tópica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.