Menstruação atrasada e gravidez

A menstruação  faz parte  ciclo natural por qual passa corriqueiramente toda mulher saudável em idade reprodutiva, esse processo tem como função maior preparar o organismo feminino para a gravidez.. Quando não há fertilização os óvulos  e  refugos advindo da descamação uterina precisam ser eliminados, o que acontece através da menstruação, nesse processo alguns  vasos sanguíneo ficam expostos causando o corrimento sanguíneo.

Mesmo sendo algo comum  a menstruação ainda é cercada de mistérios,  isso  ocorre por que o ciclos são diferentes em cada mulher, ora regulares ora irregulares. Hoje tentaremos versar um pouco mais sobre uma dúvidas recorrentes  quando o assunto é  menstruação atrasada, tentaremos abordar de forma suscita suas possíveis causas. Antes disso porem é importe ressaltar que é comum atrasos de até 5 dias, que podem ser induzidos por diferentes fatores,  uso de anticonceptivos, stress, excesso de atividade física, consumo demasiado de cafeína ou bebidas alcoólicas e chegada da menopausa  são alguns deles.

menstruação atrasada dúvidas
O atraso menstrual pode ser um reflexo de varias, o que faz gerar varias dúvidas.

Pode ser gravidez 

É claro não podemos descartar o risco de gravidez principalmente se ouve coito desprotegido recentemente, para eliminar ou confirmar as suas suspeitas de estar gravida basta realizar um simples teste de farmácia, esse procedimento calcula as taxas do hormônio HCG, este sofre um substancial aumento quando o útero abriga um embrião,  para um diagnóstico mais preciso recomenda-se  realizar um exame de sangue ou ultrassonografia, clique aqui para informações mais específicas.

Dores e inchaço nas mamas, fadiga, enjoou, ansiedade são  sinais podem ser indicadores de uma prenhez, no entanto,  também ser um reflexo do uso de anticoncepcional, não oferendo portanto uma direção precisa. Os  testes de  HCG nem sempre podem estar corretos, é o que chamamos de resultado falso negativo, isso acontece quando o exame é realizado sedo de mais, por isso se a dúvida persistir espere cerca de uma semana e faça um novo teste.

Menstruação atrasada e teste de gravidez negativo

Como já vimos os atrasos ou ausência de menstruação pode ser uma gravidez  ao algum reflexo de seus hábitos cotidianos  mas se nenhuma destas propostas consegue se encaixar no seu caso, podemos estar a frente de alguma patologia especifica, embora sejam quadros mais raros afluem a complicações mais sérias:

Tumores no Ovário: Os ovários são glândulas responsáveis pela produção de alguns dos principais hormônios femininos, entre eles a progesterona e o estrogênio  correlacionados diretamente com o ciclo menstrual feminino. A amenorreia por conseguinte pode ser uma disfunção causada por um tumores, que aflige seus ovários e interfere a produção hormonal.

Ovários policísticos: Entre o compendio de hormônios produzidos no ovário existem os andrógenos  esses são encontrados em maior quantidade no organismo masculino, mas também são importantes para as mulheres. Quando há um desregulo e aumento da produção desse hormônio, a mulher sente uma série de reflexos, entre eles atraso menstrual.

Menopausa Prematura: problema também chamado de insuficiência ovariana acorre quando o ovário não trabalha na intensidade que deveria, causando deficiência na produção de estrogênio e aumento das taxas dos hormônios LH e FSH, que desempenham seu papel no período ovulacional.

Quando o atraso menstrual for persistente o mais prudente a se fazer é visitar um ginecologista para uma melhor avaliação, faça isso sempre que notar algo que destoe da normalidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.