Mão de obra ou mão-de-obra?

A língua portuguesa é uma das mais complexas que existem, sendo caracterizada como um dos idiomas mais difíceis de aprender em todo o mundo devido as inúmeras regras que se dinamizam na sua articulação, com relevância na escrita das suas palavras.

Uma das conceituações que vem confundido a cabeça das pessoas na hora de escrever é o uso do hífen, já que a sua colocação foi modificada em algumas expressões após o ministramento do Novo Acordo Ortográfico, como a locução mão de obra, que anteriormente era descrita com a presença dos “tracinhos (-) e agora não é mais.

Dicas de como usar o hífen
Mão de obra ou mão-de-obra?
(Foto: Reprodução)

De acordo com a nova ortografia, todos os nomes que se ligam através de preposições perderam o hífen, por isso os termos mão de obra, boca de urna, lua de mel, entre outros não possuem mais hífen. Outros casos em que ocorrem essa proibição são:

» Nas locuções substantivas, adjetivas, pronominais, conjuncionais e adverbiais;

Exemplo: arco e flecha.

» Quando a palavra for antecedida pela expressão “não”;

Exemplo: não agressão.

» Nos nomes em que estão justapostos por algum termo de ligação.

Exemplo: dia a dia.

» Nas palavras escritas com pre, pro e pos, desde que elas estejam sem acento, dando origem a um só termo.

Exemplo: predisposição.

Observação importante

Em relação as palavras justapostas interligadas por preposições ou conjunções, existem algumas exceções em relação a proibição de uso do hífen, como nas locuções ao deus-dará, à queima-roupa, arco-da-velha, água-de-colônia, mais-que-perfeito, cor-de-rosa e pé-de-meia.

Se as dúvidas sobre o assunto persistirem, procure o auxílio de um dicionário atualizado. Assim não irá errar quando for escrever.

Dicas

Sempre use hífen nas palavras que se referirem a espécies zoológicas ou botânicas e quando a locução vier acompanhada de pós, pré, vice, ex, pós, soto, recém, sem e além.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.