Maneiras de ficar acordado para estudar

Nem sempre é fácil manter-se acordado durante os estudos, principalmente no período da noite, horário que, geralmente, estamos dormindo. Logo, estudar nesse horário não é uma lição fácil, pois exige bastante da nossa concentração.

São vários motivos possíveis para que seja necessário manter-se acordado para estudar, como realizar um trabalho, terminar uma tarefa importante que requer tempo e esforço ou simplesmente estudar na véspera de uma prova.
Independente do motivo, o que é realmente necessário é manter-se acordado e concentrado, coisa que não é fácil. Sendo assim, a seguir, dicas serão dadas para evitar o sono durante os estudos. Confira!

Livros um em cima do outro

Dicas para manter-se acordado durante os estudos:

• Exercício: Antes mesmo de iniciar os estudos dê uma esticada no esqueleto! É isso mesmo, entenda que a mente e o corpo precisam estar em sintonia, logo mexer-se antes dos estudos conduzirá o corpo a estar ativo, ou seja, acordado. Diante isso, toda vez que sentir-se cansado e notar que o sono está chegando, dê uma pausa nos estudos e estique-se. Movimente-se de hora em hora, pausando os estudos por cinco minutos.

• Não ingira cafeína: Ao contrário do que dizem por aí, a cafeína pode ajudar por um determinado tempo, mas depois será prejudicial para o seu corpo e mente, por exemplo, pode atrapalhar no momento da prova. Por isso, procure tomar água gelada a cada meia hora dos estudos, além de ajudar a manter os olhos abertos, dará vontade de urinar em alguns momentos, o que já ajudará a ficar acordado. Chá de ervas sem cafeína também é uma boa opção, as ervas contidas no chá, ajudarão a manter a concentração naturalmente.

• Concentração: Para manter a concentração durante os estudos é essencial que seja desligado a TV e o celular. Além disso, é imprescindível não navegar por páginas da internet que o distraia. Evite jogos nos dispositivos eletrônicos, sempre que notar que a sua mente está divagando, lembre-se do exercício, logo, estique-se e volte ao que estava fazendo.

• Alimento: Saiba escolher os alimentos certos para iniciar os estudos. Por exemplo, evite alimentos que possuam açúcar, pois depois de um tempo pode provocar sonolência. Sabendo-se disso, ingira alimentos ricos em proteína, como sanduíches e queijos. Não coma muito para que o estômago não fique pesado atrapalhando os estudos, além disso, pode causar sono. Basta lembrar do sono que dá após a refeição do almoço, não é muito diferente. Logo, a dica é a maça, que mantém a estabilidade do açúcar no sangue, colaborando para que fique acordado por mais tempo.

• Sorria: Toda vez que o sono estiver chegando durante os estudos, dê uma pausa e procure algo que o faça rir, pois sorrir trabalha os músculos que enviam endorfinas para o corpo, ocasionando a felicidade. A dica é procurar vídeos na Internet que o deixará feliz, pois ao sorrir, o sono irá embora.

• Consciência: Tenha total consciência se realmente é necessário deixar de dormir para estudar. Caso, não seja por algo de extrema importância, valorize o seu sono. Lembre-se que ao dormimos também possuímos lembranças do que estudamos durante o dia, pois deixar o sono de lado para estudar pode prejudicar a nossa memória, pela falta de energia no dia seguinte.

Menino estudando

• Prepare-se: Sempre que for necessário estudar durante toda noite. Prepare-se para os estudos, por exemplo, caso tenha tempo tire um cochilo no período da tarde, para que à noite não falte energia.

• Janelas abertas: Sempre que estiver estudando por toda noite, mantenha as janelas abertas, pois o ar frio ajudará mantê-lo acordado.

• Água no rosto: Não esqueça que passar água fria no rosto é uma ótima solução para manter-se acordado.

• Visão: Caso esteja a estudar em frente a um computador, procure mudar a configuração da luz do computador de maneira que não force as suas vistas, pois do contrário, cansará com rapidez os seus olhos, colaborando para que o sono se antecipe.

• Lugar certo: O lugar em que irá estudar é muito importante, evite estudar na cama, sofá ou no chão, pois só reforçará o sono. Procure estudar sempre numa cadeira e mesa, que sejam em ambientes propícios para a continuidade dos estudos.

• Pensamento positivo: Nunca deixe de ver o lado bom de estar estudando, não tenha pressa e não reforce pensamentos negativos em torno dos seus estudos. Coloque em mente que não demorará o estudo, que você tirará uma ótima nota, que o esforço está valendo a pena. Não fique pensando no que você poderia estar fazendo se não tivesse que estudar, isso só atrasará os seus estudos. Por isso é necessário pensar positivo, mas evitando pensamentos que sejam agradáveis em torno de outras coisas que você poderia estar fazendo naquele momento.

• Banho gelado: Nada como um banho frio para manter-se acordado, logo, refresque-se em um banho frio, sempre que o sono estiver chegando.

Importante:

• As dicas já ditas são úteis, mas a dica mais correta é a seguinte: Durma mais cedo e acorde mais cedo! Não deixe para última hora os seus estudos, se você tem a possibilidade de estudar em horários que não prejudiquem o seu sono, estude nesses horários, pois o retorno dos estudos serão mais eficientes.
• Quando a prova ou trabalho é para a manhã do dia seguinte e você tem que estudar durante toda noite. Tenha em mente que não é o correto, pois o seu sono para o dia seguinte é primordial para realizar uma boa prova.
• Ficar acordado durante toda noite, não é produtivo, principalmente para o da seguinte. Sendo assim, só fique acordado uma noite inteira, quando realmente for imprescindível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.